“Roseana e eu fomos os melhores prefeitos de São Luís”, diz Sarney

Melhores prefeitos que não foram prefeitos

Da Coluna do Sarney

São Luís é uma cidade que tem tido altos e baixos nas mãos dos governos. Quando eu era menino, Paulo Ramos rompeu sua unidade com o corte da Rua do Egito e a destruição dos quarteirões a oeste do Largo do Carmo para fazer a Avenida Magalhães de Almeida, além de derrubar o Quartel da Praça Deodoro e a Igreja da Conceição.

A partir daí a cidade, com seus 80 mil habitantes, estagnou. Viveu seus próximos 20 anos apertada entre as rias do Bacanga e do Anil, vendo de longe o começo das praias na Ponta da Areia e do Olho d’Água. O porto que tinha era ainda a Rampa Campos Melo, que não era porto, mas um precário embarcadouro de canoas. A energia elétrica da Ullen (dois dos quatro motores ainda usavam lenha) não seria suficiente, hoje, para alimentar um dos nossos shopping centers. O abastecimento d’água era quase inexistente, atendia a um terço da população da cidade, intermitente. Não havia praticamente estradas: a dos versos do João do Vale, “soltando brasa, comendo lenha”, a Estrada de Ferro São Luís-Teresina, era a única alternativa aos barcos.

Eleito governador, fiz a barragem do Batatan, a adutora do Sacavém e a estação de tratamento d’água. Fiz a ponte do S. Francisco. Do outro lado da ria do Anil havia espaços para onde a cidade pode se abrir e crescer, e surgiu a cidade moderna. Fiz mais duas travessias, a do Caratatiua e a do Bacanga. Desse lado criei o Porto do Itaqui, promessa que vinha do tempo em que Caxias fora governador. É como São Luís hoje abre o Maranhão para o mundo.

Com a concepção de preservar o centro histórico da cidade, pedi o apoio do SPHAN (hoje IPHAN) e trouxemos a primeira missão da Unesco, com Vianna de Lima. Foi sobre seu estudo que Roseana conseguiu que fosse São Luís considerada Patrimônio da Humanidade, título que hoje periga pelo abandono e desleixo dos dois governos, Prefeitura e Estado.

Roseana e eu fomos, sem ser prefeitos, os melhores prefeitos de São Luís. As grandes vias, que protegem seu coração do tráfego avassalador de veículos, foram feitas por Roseana. A Avenida IV Centenário, a Avenida Ferreira Gullar, a Via Expressa. Vários projetos deixamos prontos. Roseana fez as UPAs, que ou desapareceram ou não foram ampliadas; e fez os Viva Gente: Luz, Casa, Primeiro Emprego, tudo abandonado. Valorizou nossa cultura, o boi e o carnaval…

Mas a cidade parou, sem a continuação desses grandes e necessários projetos. Parou no cuidado do Centro Histórico. Parou na atenção às pessoas.

É hora de São Luís voltar a ter quem se preocupe com ela, mesmo que seja no Palácio dos Leões. E, se não se mexem, teremos o título de única cidade do mundo que deixou de ser Patrimônio da Humanidade.

José Sarney

27 pensou em ““Roseana e eu fomos os melhores prefeitos de São Luís”, diz Sarney

  1. Vixe o Lucifer acordou… dia 07 tá chegando… a Oligarquia será defenestrada de vez daqui…. Flávio Dino reeleito com 70% dos votos válidos e ainda leva de brinde os 2 senadores… Eliziane e o Weverton Rocha que não VOTAREI de jeito nenhum)!!!

  2. Teu tempo já passou, vc tem que entender que o novo sempre vence. O chefe da oligarquia, o coronel ainda não percebeu que não dá mais, o povo cansou da sarneyzada, dos Lobão e dos Murad.

  3. se todos ouvisem esses relatos do maranhao pesariam antes de colocar alguem no poder temos de valorizar a nossa terra

  4. Em 40 anos no governo era pra ter feito mais coisas,
    Agora não dar mais tempo
    Quem vai fazer é o Flávio Dino

    • Tu come é capim cara???? GRANDE e progressista devido ao Lucifer Sarney… tu deve ser algum jumento que usa teclado!!!!

  5. Não tem dúvida que Sarney e Roseana fizeram várias obras em São Luís agora que falta é a humildade de Darney não tem incluído o Ex-Governador Castelo que foi o que mais fez Obra em São Luís.

  6. Talvez isso explique o grande problema do Maranhão, a pobreza dos municípios do interior. Enquanto São Luís recebia obras e consequentemente, investimentos, o resto do Estado estava entregue às baratas. Resultado, o Maranhão tem um interior extremamente pobre e uma capital inchada pelo contingente populacional que vem das cidades mais pobres. O Maranhão precisava de governadores, não de prefeitos para São Luís.

  7. Todos pelo Maranhão!
    Todos com Flávio, Weverton e Eliziane.

    Adeus a todos os Sarneys, Murad e Loboes.
    Conformem-se.

  8. Sarney ,até os romanos perderam sua supremacia! Você pensou que fosse diferente com sua família? As coisas mudam! Graças a Deus! E ao tempo! Isso é só o começo do fim da era Sarney!!!!

  9. Que piada porque ele não fala de quanto a família dele ficou rica e quanto deixou o povo do Maranhão miserável sem esgoto, sem saúde, educação, segurança sem nada

  10. 40 Anos
    Maranhão sem nada, tem Estados com poucos anos é Desenvolvidos, se a Família Sarneyzada fosse bom, hoje tavam bem na política, mais não fizeram nada pelo Maranhão.

  11. Agora chego a conclusão definitiva: o velho está gagá mesmo; enlouqueceu, caducou de vez para estar falando essas insanidades absurdas e sem o menor sentido.
    Basta ver o alto e gigantesco índice de rejeição que a Ilha tem acerca do velho Sarney e de sua filha.

  12. Amigos,acho que cada um teve o seu tempo e importância para o desenvolvimento da nossa terra.Temos que reconhecer o papel de todos ,mesmo com problemas ,não importando qual fosse e friamente sem paixão analisar o papel exercido em prol do estado. Atirem a primeira pedra quem nunca errou ou cometeu algum ato improprio na vida,independente do lugar,local ou cargo assumido. Temos agora que olhar para o nosso Maranhão como uma grande empresa que necessita de administradores competentes,sem apadrinhamento de amigos e com o olhar para o sucesso de um grande empreendimento. Com fé em Deus,tudo é possível. Contudo,para alguns digo: Antes de tirar a terra dos olhos dos outros,tire primeiro dos seus.

Os comentários estão fechados.