Prefeito de Formosa da Serra Negra repudia Flávio Dino após ato na MA-006

O prefeito de Formosa da Serra Negra, Janes Clei (PDT), emitiu ontem (27) uma nota de repúdio contra o governador Flávio Dino (PCdoB) e contra a ação da Polícia Militar durante um protesto organizado por moradores da cidade na sexta-feira (26).

Os manifestantes bloquearam a MA-006 para chamar atenção do Governo do Estado para as péssimas condições da via. Para debelar o movimento, dizem os moradores, a PM agiu com truculência (saiba mais).

Na nota de repúdio, o prefeito pedetista reclama de excesso de força utilizada pelos militares e destaca que o protesto ocorria de forma pacífica, com liberação de veículos a serviço da Justiça Eleitoral, com cargas viva, e amublâncias.

“Cargas vivas eram liberadas, ambulâncias e outros tipos de cargas, também, inclusive não havia impedimento ao processo eleitoral do próximo domingo (28) no município porque as urnas usadas no processo eleitoral de Formosa da Serra Negra são deslocadas de Balsas para a cidade”, esclareceu.

Ainda segundo Janes Clei, quando se deu a ação da PM, já havia negociações em curso entre a própria Prefeitura e a Sinfra.

Abaixo, a íntegra do comunicado.

NOTA DE REPÚDIO

O Prefeito de Formosa da Serra Negra, Dr. Janes Clei (PDT), Vice-Prefeito Renato Jorge, Vereadores, Secretários Municipais, lideranças políticas e o povo em geral vem a público repudiar de maneira contundente a ação desastrosa, desnecessária e truculenta da Polícia Militar do Maranhão da Regional de Grajaú sob o comando/responsabilidade de certo “Major Carlos” que de maneira arbitrária espancou, prendeu, despejou balas de borracha contra cidadãos formoserranegrenses que faziam o bloqueio pacífico de parte da rodovia MA – 006 no sentido de Grajaú – Balsas à distância de aproximadamente 01(um) Km da sede urbana do município no final da tarde desta sexta-feira(26).

O bloqueio pacífico da população no referido trecho da MA-006 se deu por conta de promessas não cumpridas por políticos estaduais que de maneira recorrente e sistemáticas garantiram a recuperação da mesma, inclusive em campanhas eleitorais recentes, diga-se de passagem.

É necessário frisar, ainda, que não havia necessidade de tamanha brutalidade da Polícia Militar de Grajaú contra parte da população de Formosa da Serra Negra, no final da tarde desta sexta-feira(26), pois o bloqueio da MA-006 estava se dando de maneira tranquila e sem ferir princípios constitucionais do direito de “ir e vir” das pessoas. Cargas vivas eram liberadas, ambulâncias e outros tipos de cargas, também, inclusive não havia impedimento ao processo eleitoral do próximo domingo (28) no município porque as urnas usadas no processo eleitoral de Formosa da Serra Negra são deslocadas de Balsas para a cidade.

Informa-se, também, que já havia um processo de negociação da Prefeitura de Formosa da Serra Negra com a SINFRA do Governo do Maranhão para uma solução adequada para o problema do bloqueio e da própria estrada como um todo. Portanto o poder público municipal de Formosa da Serra Negra foi surpreendido com a ação truculenta da Polícia Militar do Maranhão contra o povo ordeiro desta cidade do sertão maranhense, contra as suas autoridades constituídas que de maneira mediadora tentou, ainda, negociar com o truculento e despreparado “Major Carlos”.

O Prefeito Janes Clei e as autoridades municipais de Formosa da Serra Negra denunciam, neste momento, que durante a ação da Polícia Militar de Grajaú autoridades que tentavam apaziguar o conflito foram empurradas do local do evento com spray de pimenta e cassetetes dos policiais violentas, casas próximas ao bloqueio foram invadidas, crianças pisoteadas e indefesos que se divertiam no posto de gasolina foram atingidos pelas balas de borracha despejadas.

As autoridades municipais constituídas de Formosa da Serra Negra entendem, a partir deste triste episódio de violência policial desnecessária do final da tarde de ontem (26), que não dá mais para segurar a revolta de uma cidade toda contra o abuso policial e de autoridade ocorrido nesta última quinta-feira, pois as 50(cinquenta) pessoas que estavam a frente do bloqueio agora se transformaram em 2.000(duas mil) ou mais.

O Prefeito Janes Clei sempre estará ao lado do seu povo contra qualquer injustiça ou violência deliberada de onde partir. E reafirma, aqui, nesta nota de repúdio, sua decepção com as autoridades Estaduais que já vinham sendo alertadas em várias audiências para os problemas da MA-006, inclusive com o Governador Flávio Dino(PCdoB), que no último dia 07 de Outubro, obteve mais de 55% dos votos válidos que ajudou na sua eleição e que agora paga com violência contra um povo humilde, ordeiro e trabalhador.

O Prefeito Janes Clei defende que conflito social se resolve com negociação, com mediação e não com balas e violência contra a população civil.

Fica o repudio dos formoserranegrenses contra a Polícia Militar do Maranhão e Contra o Governador Flávio Dino.

Dr. Janes Clei – Prefeito Municipal de Formosa da Serra Negra – Maranhão.

9 pensou em “Prefeito de Formosa da Serra Negra repudia Flávio Dino após ato na MA-006

  1. Que maravilha bando de idiotas, vocês merecem ser enganados, nós tivemos a oportunidade de Mudar, com a Mauro Jorge e vocês não quiseram preferiram continuar como está agora vão se lascar bando de otários, que se deitam usar por este prefeitinho incompetente.

  2. Deus abençoe o povo brasileiro para escolher um bom presidente, porque o povo maranhense não teve a sorte de escolher um bom governador. Parece que agora os servidores públicos vão receber a bala de borracha sobre seus direitos constitucionais, inclusive já garantidos pela justiça. Ainda bem que o governo ficou.com medo dos orixás e revogou a portaria que cercava as atividades dos macumbeiros.

  3. Governo desgraçado esse comunista infernal do Maranhão. É muita atrocidade por parte dessa pessoa que estar no governo do Maranhão,infelizmente. 😔😔😔😔😔

  4. A polícia tem mesmo é que descer o cacete nesse bando de desocupados que interditam as vias públicas impedindo o ir e vir das pessoas.
    Esse prefeito, com certeza, era um dos piqueteiros que interditavam a estrada.
    Deveria ter tomado tomado um tiro de bala de borracha no olho.

  5. A polícia tem mesmo é que descer o cacete nesse bando de desocupados que interditam as vias públicas impedindo o ir e vir das pessoas.
    Esse prefeito, com certeza, era um dos piqueteiros que interditavam a estrada.

  6. Não seria mas fácil se fizesse uma baixa assinada,do q atrapalhar as q estão tentando viajar pra suas consultas em outras cidades ,pq aí , hospital negação .

  7. Essa atitude é resultado de um policial que foi promovido às pressas e de uma política sem base pois esse Pcdb é da esquerda radical os maranhenses vao ter que acostumar muitos fatos como esse vão ocorrer no Maranhão

  8. Inadmissível aceitar este tipo de força por parte de órgãos que são pagos pelos imposto dos cidadãos que na teoria tem o direito de proteção, justiça, etc.

  9. “Dá-lhe neles”, Flávio Dino. Essa corriola é que nem mulher de malandro, gosta de apanhar.

Os comentários estão fechados.