Dr. Juan Manuel Urbinati chega a São Luís

 Nos anos 90 , Dr. Juan Manuel Urbinati, psicólogo, psicanalista e doutor em Filosofia, constatou uma grande demanda em Saúde Mental de um público com necessidades específicas que requeriam um tratamento especializado que não encontravam nas instituições das décadas passadas. Surge então a idéia de uma metodologia abrangente que, aderindo as novas políticas de saúde mental, atendesse também as exigências dos novos quadros de epidemias sociais.

A proposta está pautada em um modelo de reabilitação e reintegração social plena. A chave do processo está em identificar a problemática existencial que causou o transtorno mental ou comportamental apresentado. Trabalhando essa problemática de forma individual, através de um marco terapêutico educativo, que visa o desenvolvimento integral da pessoa em todos os âmbitos de sua vida (individual, laboral, familiar e social).

Fundador do GRUPO ESTÂNCIA, uma das instituiçoes mais indicadas pelos médicos psiquiatras do Brasil na qual oferece aos seus pacientes, um espaço que afasta completamente a imagem manicomial, mantendo toda a estrutura hospitalar necessária para o tratamento proposto, criando um ambiente acolhedor e familiar que busca fortalecer a relação entre o paciente e os profissionais que o acompanham. Fazem parte do grupo, a ESTÂNCIA MORRO GRANDE (Ibiúna/SP), ESTÂNCIA RESILIÊNCIA(Brasília)e ESTÂNCIA GRADIVA(Penha/SC).

Em 2017, Dr. Juan e sua equipe, observando a demanda de pacientes que recebem das regiões Norte e Nordeste do País, preocupou-se em facilitar o atendimento destas pessoas, considerando a possibilidade de investir na região, estruturando todo um serviço com a mesma garantia da qualidade existente hoje nos demais Centros de Reabilitação do Grupo.

Estudando dados sobre a saúde complementar na região, além de outros indicadores de desenvolvimento econômico e social, com destaque para Segurança Pública, investimento na área da Saúde, Educação, Saneamento Básico, Tecnologia, aumento significativo do investimento Público e estímulo ao investimento do setor privado, o Grupo escolheu o Estado do Maranhão, por reconhecer que é o Estado que melhores resultados demonstrou nos indicadores aqui já mencionados.

Desta maneira, é com muita alegria, que em breve, será inaugurado na Grande Ilha, a ESTÂNCIA BELA VISTA no bairro do Araçagi, um espaço acolhedor, integrado à natureza, com profissionais altamente qualificados, reunindo as condições adequadas para o desenvolvimento de um serviço de reabilitação e reintegração social plena, valorizando e respeitando a pessoa humana.