Entidade que intermediou “Mais Médicos” com Cuba atua para implantar curso de Medicina no MA

Mónica Padilla, entre representantes do Governo do Maranhão

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) – responsável por recrutar os médicos cubanos que participaram do programa “Mais Médicos” no Brasil – atua como parceira do governo Flávio Dino (PCdoB) para a implantação de um curso de Medicina no Maranhão.

Uma representante da entidade, Mónica Padilla, esteve na quinta-feira (29) em Imperatriz, num seminário em que se discutiu a implantação do curso na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul). Ela é coordenadora da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde da OPAS/OMS no Brasil.

“Discutir a formação profissional na medicina é fundamental e totalmente alinhada com os compromissos regionais, nacionais e globais da OPAS. Aqui temos experiências internacionais da Argentina, Canadá, Cuba e Nicarágua. Equipes de profissionais de universidades que também estão trabalhando para transformar a saúde pública”, destacou ela.

Alexandre Padilha: consultor

Quem também participou do evento foi Alexandre Padilha (PT), ministro das Relações Institucionais no Governo Lula e ministro da Saúde no Governo Dilma Rousseff, ambos também do Partido dos Trabalhadores.

Ele foi apresentado como consultor para a implantação do curso de Medicina na Uemasul, e disse que este “está sendo planejado em uma perspectiva internacional, aprendendo como outros países formam os seus médicos e tendo a oportunidade de interagir com essas universidades”.

Além da reitora da Uemasul, Elizabeth Ferreira, representaram o Governo do Maranhão na ocasião o secretário extraordinário de Articulação de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, e o secretário de Estado da Ciência, tecnologia e Inovação, Davi Telles.

Entre os palestrantes, houve ainda representantes de universidades de Cuba, Nicarágua e do Canadá.

8 pensou em “Entidade que intermediou “Mais Médicos” com Cuba atua para implantar curso de Medicina no MA

  1. UM ESTADO VERMELHO DENTRO DE UMA REPUBLICA ORA RETOMADA!
    ACREDITO QUE LOGOS LOGO OS MARANHENSES SERAO UMA REPUBLICA CUBANA- NAO NOS MOLDES DA GUIANA FRANCESA, É CLARO. ESPERAMOS QUE BOLSONARO DOS DÊ OPOÇOES DE MIGRAMOS DE REPUBLICA, POIS NAO QUEREMOS VIVER NESSE ESTADO JÁ FALIDO A LÁ CUBA, COM UM IMORAL À FRENTE NO COMANDO.

Os comentários estão fechados.