Vice-governador entrega 60 títulos de terra em São Mateus

O vice-governador Carlos Brandão esteve nesta quarta-feira (05) em São Mateus do Maranhão, a fim de participar da entrega de 60 títulos de domínio de terra para os produtores rurais da cadeia produtiva do arroz do Projeto Salangô II.

Ele foi recepcionado pelo prefeito da cidade, Miltinho Aragão e pelo vice-prefeito, Ivo Rezende; pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Edjahilson de Souza; e seu secretário adjunto, Emerson Macedo; pelo presidente do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma), Raimundo Lídio; pelos presidentes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz, Benedito Mendes, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Camélia dos Santos Casa Nova; pelos agricultores rurais de São Mateus e pelos produtores contemplados.

Entrega de títulos

A entrega de títulos de domínio a produtores rurais assistidos pelo programa “Mais Produção”, do governo do Estado, aconteceu por meio da Cadeia Produtiva do Arroz, que faz parte de um projeto piloto, envolvendo sessenta produtores rurais do município de São Mateus.

Como acontece o Programa

O “Mais Produção” é voltado para o fortalecimento das cadeias produtivas do Maranhão e para geração de emprego e renda. Em cada uma das dez cadeias produtivas prioritárias definidas pelo Programa, serão realizadas ações focadas no abastecimento e na busca pela autossuficiência, com um aporte do governo do Estado de mais de R$ 62 milhões. As cadeias são de feijão, arroz, mandioca, carne e couro, ovinocaprinocultura, leite, avicultura (caipira e industrial), piscicultura, hortifruticultura e mel.

Cadeia Produtiva do Arroz

Realizado através do programa “Mais Produção”, tem como estratégia de apoio ao seu desenvolvimento produtivo a instalação de uma câmara setorial que é composta por várias instituições e atua nos seus respectivos elos.

A Câmara Setorial

Visa estabelecer uma atuação conjunta, promovendo o envolvimento de todas as entidades, acontece como projeto piloto, nesta edição de entrega dos títulos de terra. “Esse projeto, que acontece em parceria com a prefeitura de São Mateus, resulta no envolvimento de todas as instituições que compõem a câmara setorial da cadeia produtiva do arroz e os produtores rurais, visando garantir a produção, o beneficiamento e a comercialização do arroz. Por isso este momento é tão inspirador e festivo para a cidade”, contextualiza o prefeito Miltinho.

O vice-governador Carlos Brandão, ao entregar a cada produtor os seus tão sonhados títulos de terra, reforçou a importância de programas e projetos alinhados como esses serem uma presença nos municípios com a vocação produtiva voltada para este setor.

“Governo do Estado e entes parceiros atuam na identificação de oportunidades ao desenvolvimento das cadeias produtivas, por meio da articulação entre agentes públicos e privados, definindo ações prioritárias de interesse comum, visando à atuação integrada dos diferentes segmentos produtivos. Assim, alcançamos resultados exitosos como esse. É algo que não acontece de um dia para o outro porque merece estudo prévio, mas costuma ser positivo quando posto em prática com afinco”, elogiou Carlos Brandão.

Um comentário em “Vice-governador entrega 60 títulos de terra em São Mateus

  1. Parabéns ao governo do Estado!!!
    É necessário a distribuição de terra em outras áreas do estado, no Maranhão há muitos conflitos de terra, em vários casos devido a “falência” do INCRA; o MPE e a DPE deveriam começar a responsabilizar judicialmente e cobrar por danos causados na demora na titulação das familias de produtores, de povos tradicionais e Quilombolas.

Os comentários estão fechados.