CPI da Cyrela avança

A Comissão parlamentar de Inquérito (CPI) da Cyrela iniciou nesta semana as oitivas para ouvir depoimentos de testemunhas, que irão colaborar na investigação sobre as supostas irregularidades realizadas pela empresa em empreendimentos imobiliários no Maranhão. O objetivo das oitivas é identificar os responsáveis que autorizaram licenças que violaram a legislação, tendo como consequência diversas falhas na construção dos empreendimentos.

A audiência contou com a presença do presidente da CPI, o deputado Zé Inácio (PT), e os deputados Bira do Pindaré (PSB), Wellington do Curso (PSDB), Rogério Cafeteira (DEM) e consultores da Assembleia Legislativa. “Com o relatório da CPI iremos estabelecer critérios para aperfeiçoar a legislação ambiental, no que diz respeito às leis estaduais, licenciamentos e ações concretas, que possam prevenir para que a Cyrela e outras empresas não venham a cometer novos crimes em nosso Estado”, disse Zé Inácio.

Os parlamentares ouviram quatro testemunhas, que prestaram depoimento quanto à autorização para liberação de licenças específicas para a construção de condomínios residenciais, vistoria técnica e parecer jurídico, que foram realizados pelos órgãos municipais e estaduais. Nesta primeira etapa das oitivas, não compareceu o presidente da Cyrela, que justificou sua ausência por meio de sua assessoria jurídica, e mais dois convidados, que não justificaram. No entanto, todos os ausentes serão novamente convocados a prestar depoimento.

As investigações da CPI retomam no início de janeiro, após as festividades de fim de ano, quando mais testemunhas deverão ser ouvidas.

A CPI da Cyrela investiga supostas irregularidades realizadas nos condomínios Jardins Toscana e Jardins Provence, no bairro Altos do Calhau; Vitória, no bairro Forquilha; e Pleno Residencial, no bairro Jaracati. Os integrantes da CPI já participaram de audiência com a promotora do Consumidor, Lítia Cavalcanti, e com o juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Douglas Martins.

Os empreendimentos apresentaram imensuráveis falhas e problemas nas edificações, como vazamento de gás, irregularidades no sistema elétrico, hidráulico, revestimento cerâmico e infiltrações.

3 pensou em “CPI da Cyrela avança

  1. Cada CPI medíocre aqui no Maranhão! Esses deputados devem serem donos desses apartamentos. Cadê a CPI da saúde? Oras bolas! A única coisa que esses deputados fazem é enriquecer, dar medalha e serem ventriculos, não tem uma lei de impacto.

Os comentários estão fechados.