STF arquiva mais uma denúncia contra Sarney

Do Globo.com

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin atendeu o pedido da PGR e arquivou a denúncia em relação ao ex-presidente José Sarney e ao senador Garibaldi Alves por prescrição dos crimes cometidos (situação em que, decorrido o prazo legal, o Estado perde o direito de punir). De acordo com a decisão do ministro, o crime de corrupção passiva pelo qual os dois foram denunciados prescreveu em setembro de 2018 e o de lavagem de dinheiro, em outubro do mesmo ano.

“Depreende-se dos autos que ambos os denunciados, quando do oferecimento da denúncia, em agosto de 2017, já contavam com mais de 70 anos de idade, circunstância que, invocada a atenuante genérica da senilidade tratada no art. 65, I, do Código Penal, na forma do art. 115 do mesmo diploma legal, lhes favorecem com a redução pela metade dos correspondentes prazos prescricionais”, escreveu Fachin.

A decisão foi lançada no sistema do STF na segunda-feira (4). Em 2017, o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot denunciou os senadores do MDB Renan Calheiros (AL), Garibaldi Alves (RN), os agora ex-senadores Romero Jucá (RR) e Valdir Raupp (RO), o ex-presidente do Senado e da República José Sarney, além do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado pelos crimes de corrupção e lavagem e dinheiro.

3 pensou em “STF arquiva mais uma denúncia contra Sarney

  1. STF não extinguiu nada. Apenas foi colocado na gaveta pra cair no esquecimento. Só e somente só. Um dos delatores da lava jato afirmou ter entregado ao ex-politico amapaense uma quantia pequena: 18 milhões de reais. A justiça sempre foi cega, muda e surda para os Sarney.

Os comentários estão fechados.