O repórter Fábio Zanini, da Folha de S. Paulo, esteve na cidade de São Pedro dos Crentes, interior do Maranhão, produzindo matéria sobre o reduto bolsonarista maranhense.
O texto enfoca a alta votação do atual presidente Jair Bolsonaro (PSL) no município na eleição de 2018 – num estado em que Fernando Haddad (PT) obteve 73% dos votos no segundo turno -, e na proporção de evangélicos que moram lá.
O prefeito Lahesio Rodrigues, do PSDB, garantiu, ainda, vitória à ex-governadora Roseana Sarney (MDB) na cidade: foram 75% dos votos válidos (reveja).
Uma passagem da reportagem, no entanto, também chama atenção: a boa impressão que a cidade deixou à equipe da Folha.
“A cidade é relativamente pobre, com Índice de Desenvolvimento Humano de 0,60 numa escala de 0 a 1 (a média do Brasil é 0,69), mas fiquei com boa impressão do lugar. As ruas são limpas e asfaltadas, a estrutura de saúde é boa, com um hospital grande e equipado, e o comércio é surpreendentemente pujante”, diz o repórter.
Que também atestou a péssima qualidade da estrada estadual que leva a São Pedro.
“Há quatro meses, São Pedro recebeu o que seria a versão local de um Carrefour ou Wal-Mart: um supermercado que vende comida, roupas e autopeças. Seu dono, Neurivan Jorge, 43, traz produtos de cidades maiores como Balsas e Imperatriz e diz que não costumam encalhar. ‘Está melhor o movimento este ano’, diz ele, que, claro, é evangélico e votou em Bolsonaro. ‘Se o presidente diminuir um pouco a corrupção, já é um adianto’, afirma. Para melhorar seu ambiente de negócio, ele pede duas coisas: estradas melhores (as que levam ao município são uma buraqueira só) e uma agência bancária”, completou Zanini.
Leia aqui a reportagem completa.
Quem era a Folha de São Paulo na época do velho Frias. Um individuo que leva ” boa impressao” de uma POCILGA daquelas…… Só muito, mas muito JABÀ .