Por que há tantos navios na orla de São Luís ultimamente?

Se você deu uma olhada para o mar de São Luís nas últimas semanas deve ter notado um considerável aumento da quantidade de navios na orla.

Em média, nos últimos meses, havia normalmente de 25 a 30 embarcações à espera para carregar ou descarregar no Porto do Itaqui, no da Alumar e na Ponta da Madeira (da Vale).

Agora, não é incomum haver mais de 40.

São duas as explicações para o fato, segundo apurou o Blog do Gilberto Léda: o escoamento da safra de soja e as chuvas.

De acordo com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), “no Porto do Itaqui a movimentação segue dentro do previsto para o período de embarque da safra de soja”.

E desse fato decorre o segundo: um produtor de soja explicou ao blog que o atraso no carregamento da safra deve-se às chuvas.

“Com chuva, o navio tem que fechar os porões e parar o carregamento. O normal é carregar um navio em 2,5 a 3 dias. Agora, com as chuvas está demorando até 5 dias”, destacou.

7 pensou em “Por que há tantos navios na orla de São Luís ultimamente?

  1. Mês passado eu reparei isso mesmo na Litorânea. Pensei que a economia tinha melhorado e os ‘navios do Sarney’ tinham voltado.

  2. Acho que foi em razão do acidente em Brumadinhos , ocasião em que todas as atividades da Vale se concentraram em São Luís

  3. Tem algo que estão esquecendo,um dos maiores portos do Brasil,há muito está com sua capacidade esgotada para esse grande fluxo.Enquanto isso o presidiário Lula,destinou $1,2 bilhões para o Porto de Mariel em Cuba.Recursos que o BNDES nunca vai receber.Esse criminoso deveria apodrecer na cadeia.P.S.O contrato(agora aberto)previa o pagamento em vendas de charutos por 25 anos.Ora,já tem muitos cigarros eletronicos,já que chega charutos também e quem vai pagar essa conta somos nós.Grrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!

Os comentários estão fechados.