Barra do Corda: Rigo reforça pedido de investigação de mortes de bebês

O deputado estadual Rigo Teles (PV) apresentou nesta quinta-feira, dia 09, uma indicação que será levada às bancadas maranhenses no Senado e na Câmara Federal, solicitando dos órgãos competentes apuração dos recursos financeiros do SUS liberados para o município de Barra do Corda.

O parlamentar levou ao conhecimento de todos, durante o pequeno expediente, de que recebeu denúncias de entidades e da Câmara Municipal de Barra do Corda sobre os casos de mortes de recém-nascidos que ocorreram por falta de equipamentos e materiais hospitalares, além da desativação da semi UTI Neonatal no Hospital Materno Infantil daquela cidade.

“Nós solicitamos urgentes providências objetivando investigação da aplicação desses recursos financeiros recebidos pelo referido município, de maneira a garantir o atendimento médico-hospitalar de qualidade tanto para gestantes, quanto para as crianças”, afirmou Rigo Teles.
De acordo com o parlamentar, em 2012 o Hospital Materno Infantil foi agraciado com equipamentos para a semi UTI Neonatal e berçários. Ele acrescentou ainda que protocolou denúncia junto à Procuradoria Geral do Estado, Procuradoria Geral da República e Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, para apuração do caso.

“Queria eu estar aqui elogiando quaisquer outras ações, e não relatando estes fatos tristes, que sensibilizou os barracordesses com esta triste e comovida notícia , pois sãos muitos fatos de recém-nascidos que têm morrido em Barra do Corda por falta de atendimento. Mas as providências estão sendo tomadas. Nós já demos entrada na Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, na Procuradoria Geral da República, com o Dr. Marcelo Santos Correia, que irá tomar todas as providências. Demos entrada na Procuradoria Geral do Estado, com o Dr. Luís Gonzaga Martins. E agora vamos dar entrada na Câmara Federal, no Senado Federal, na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle de Defesa do Consumidor. Não cessaremos enquanto não tivermos uma resposta para a sociedade”, finalizou.