Governo Federal vai privatizar quatro terminais do Porto do Itaqui

O governo Jair Bolsonaro (PSL) informou nesta semana que incluirá 59 projetos nos planos de concessão e privatização do governo federal.

O anúncio foi feito pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), ao lado do secretário de Privatizações, José Salim Mattar Júnior.

Durante o evento, o governo federal confirmou que quatro terminais do Porto do Itaqui estão entre os projetos que serão cedidos à iniciativa privada, além dos aeroportos de São Luís e de Imperatriz.

No caso do porto maranhense, foi autorizado o arredamento de quatro terminais dedicados à movimentação de granéis líquidos, especialmente combustíveis: IQI 03, 11, 12, 13; e  outros dois em Santos, São Paulo (STS 20, 14), além da desestatização do Porto de São Sebastião, também em São Paulo.

Depois da reunião, que aconteceu com a presença de Bolsonaro no Palácio do Planalto, em Brasília, o secretário de Privatizações comemorou o resultado. “Este governo gosta de capital, gosta de empresário, gosta de lucro porque acredita que somente iniciativa privada é a geradora de riqueza e a criadora de empregos”, disse.

Segundo Mattar , a maioria das privatizações deve aconteer no ano que vem. “Acreditamos que no ano de 2019 acontecerão poucas privatizações, mas muitos desinvestimentos. No segundo ano, acelera-se o volume das privatizações e conclui na grande quantidade no ano de 2021”, explicou.


2 pensou em “Governo Federal vai privatizar quatro terminais do Porto do Itaqui

  1. Não é privatização! Chama-se arrendamento! Privatizado será os aeroportos de São Luís e Imperatriz. O Porto é federal administrado pelo estado do ma, com riscos reais de perder a administração e voltar ao estado devido a um uso incorreto de recurso do convênio de delegação.
    O arrendamento de portos federais sempre são licitados e anunciados pelo governo o federal… então essa nota deveria ter o título de “GOV FEDERAL ANUNCIA MAIS 4 ÁREAS A SEREM ARRENDADAS NO ITAQUI”, nada contra Gilberto, mais esses área portuária é cheia de melindres legais, e sei que essa matéria já chegou pra você atravessada pq já havia lido ela ontem em outros lugares e todos com a informação errada tb. Sei que você vai pesquisar sobre o assunto e ver o fato de forma correta!
    Agora que o Gov do Estado tem uma grave infração já denunciada pela ANTQ, isso pode sim acarretar em uma devolução da área a Adm Federal novamente, até ser arrendada pra um privado futuramente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *