Dnit rompe contrato de duplicação da BR-135; Exército deve assumir

O Exército Brasileiro deve mesmo assumir a finalização da obra de duplicação da BR-135, no trecho entre São Luís e Bacabeira.

A informação é do superintendente regional do Dnit no Maranhão, Gerardo Fernandes.

Segundo ele, o contrato com o consórcio Serveng/Aterpa foi rescindido unilateralmente, após uma série de descumprimentos.

“Há 90% de chances de a obra ficar com o Exército”, declarou.

Iniciada em 2012 e nunca efetivamente concluída, a obra de duplicação desse trecho da BR-135 chegou a ser inaugurada pela metade, em 2018.

Atualmente, já há vários trechos deteriorados, necessitando de novos reparos.

15 pensou em “Dnit rompe contrato de duplicação da BR-135; Exército deve assumir

    • O Exército não tem condições operacionais (equipamentos, corpo técnico e corpo operacional ) suficientes pra realizar 100% de uma obra dessa magnitude. Vai acabar tendo que recorrer a empresas privadas e aos particulares pra fazer a obra, entrando talvez no mesmo ciclo vicioso. Há quem diga que uma “Execução Direta” desta, no cômputo geral, sai muito mais cara que fazer uma boa licitação sem favorecimentos e com uma obra bem fiscalizada sem promiscuidades entre o público e o privado e sem a interveniência de políticos.

      Quero saber, isso sim, se não vão penalizar os consórcios contratados faltosos pelos danos que causaram ao Erário, ou será se irão fazer uma “rescisão amigável”, ou seja, aquela que só quem perde é o contribuinte?

  1. Pois é, depois que surrupiando a grana, deixam obra inacabada, como muitas pelo Brasil a fora, começam a pedir pe pe uuu.
    Quanto tempo perdido e dinheiro que foi para o bolso dos políticos e empreiteiros.
    Só muita Taca.

  2. Enquanto não trocar a cúpula do Dnit do Maranhão, alí continuará um sumidouro de dinheiro.
    Se investigar, aparecerá muita falcatrua.
    O furto nessa duplicação foi grande.

  3. Todos os esses problemas de obras que demoram além do normal, que quando terminam não prestam, são de péssima qualidade e obras que nunca começam, são por um motivo só: falta de compromisso dos governantes e autoridades politicas com a população, em que, só pensam em se beneficiarem financeiramente, através das propinas e de cargos políticos, infelizmente é esse o nosso Maranhão.

  4. Só agora o corporativismo dentro do exército permitiu a condenação dos bandidos.
    Existem CENTENAS, REPITO, CENTENAS de casos de corrupção envolvendo militares em casos de CORRUPÇÃO. Resumindo :Lá como cá, Fada MÁ HÁ.
    O texto abaixo não deixa dúvidas.

    “Coronel do Exército e mais seis são condenados por desvio de dinheiro público em obra da BR-163
    Condenação se deu em julgamento do Superior Tribunal Militar. O coronel era o chefe Seção Técnica do 8º Batalhão de Engenharia de Construção em 1999.”

    • Toda e qualquer organização por si so é perfeita pois o imperfeito são as pessoas que a compoe. Pois nas FFAA a estatistica de desvio de conduta é apenas 0.4% de todo universo pois não e a toa que é a instituição de maior credibilidade na sociedade.

  5. Acreditem,o BEC vai assumir a conclusão da duplicação da BR 135.O serviço agora vai andar com excelente qualidade,conheço muito bem o serviço do BEC.Agora:a direção do DNIT no Maranhão é perpétua??principalmente agora com a eleição do Lucas Fernandes.Tá na hora de mudar.

  6. Espero, SINCERAMENTE, que o DENIT seja comandado pelo EXÉRCITO BRASILEIRO, pois ESSES engenheiros que já estavam à frente à DÉCADAS, nada fizeram para minimizar os desmandos nos TRABALHOS das BRS, PRINCIPALMENTE na BR FEDERAL 135 , onde 48 km APENAS , NUNCA SE CONCLUÍ, só sabemos que ficam PEDINDO aditivos, ou seja mais DINHEIRO, para concluírem , e não melhora NADA, segundo à imprensa , já veio tanto DINHEIRO PÚBLICO, ( QUINHENTOS MILHÕES DE REAIS) , aí perguntamos pra onde VAI tanto DINHEIRO, porque até os buracos não são recuperados..agora as multas dos RADARES chegam aos MILHARES, só eu tenho três, e o doc do meu CARRO só sai se ELAS forem PAGAS, e os meus PREJUÍZOS causados pela BURAQUEIRA quem paga. Tá mais que na HORA de mandarem TODA essa CÚPULA do DENIT pra RUA. 👍😎.

  7. Pingback: Exército chega ao Maranhão para atuar na restauração da BR-135 - Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.