CLA: acordo Brasil-EUA chega ao Congresso; Pedro Lucas pede aprovação

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) encaminhou ao Congresso Nacional mensagem governamental com cópia do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) assinado entre o Brasil e os Estados Unidos para o lançamento de foguetes e satélites americanos a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

A proposta de acerto entre os dois países precisa de aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado. Nas redes sociais,o deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB) pediu apoio da bancada maranhense ao projeto.

“A bancada maranhense precisa estar unida pela sua aprovação”, disse.

Em recente entrevista à Rádio Bandeirantes, o presidente afirmou que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), apoia o acordo. Segundo Bolsonaro, numa reunião governadores de todo o país, o comunista “falou bem” do acordo Brasil/EUA.

Já o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, pediu, durante um jantar em São Luís, no mês de abril, apoio da bancada maranhense à aprovação do documento.

Segundo ele, o acordo não trata de aluguel da base aos americanos e haverá “uma mensagem muito ruim para o resto do país” se a própria bancada do Maranhão não apoiar a proposta.