Servidores do Detran-MA ameaçam entrar em greve

Servidores do Detran-MA em todo o Maranhão protocolaram no fim da semana passada, no Palácio dos Leões e na sede do órgão, ofício no qual constam algumas reivindicações da categoria e a confirmação de um indicativo de greve.

Na pauta de exigências dos trabalhadores estão críticas ao corte do auxílio-alimentação no período de afastamento para tratamento de saúde e a falta de reajuste no salário-base, o congelado há mais de seis anos.

Quanto ao salário-base, a maioria dos servidores recebe, atualmente, R$ 1,4 mil. O valor também está congelado há mais de seis anos.

Segundo eles, na prática, esses trabalhadores recebem menos de um salários mínimo, porque não têm direito a FGTS, pagam 11% à Previdência e ainda contribuem para o Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão (Funben), uma espécie de assistência à saúde, com desconto, no contracheque, de 3% para os titulares e de mais 1% por dependente.

Contra o sindicato

Além de exigir melhorias da direção do Detran-MA, os servidores também se insurgiram contra o próprio sindicato da categoria.

O movimento diz contar com o apoio de 428 trabalhadores – mais da metade mais da metade do quadro efetivo do Detran.

“Isso ocorreu justamente em razão da inércia do sindicato, que é tido com ilegítimo pelos servidores, tanto por estar com situação cadastral ‘INAPTA’ perante a Receita Federal quanto por não haver prestação de contas há anos”, diz um texto disparado pelos possíveis grevistas.

Os trabalhadores informam que o governo e o Detran-MA têm até a próxima sexta-feira (31) pra se posicionar sobre a pauta de reivindicações.

Não havendo negociação, a indicação é pra greve por tempo indeterminado.

27 pensou em “Servidores do Detran-MA ameaçam entrar em greve

  1. Infelizmente muitos servidores do Detran cansaram de esperar melhorias e passaram em outros concursos, pelo menos este grupo tá disposto a fazer algo pelos servidores.

  2. Para onde vai todo o dinheiro arrecadado pelo Detran?
    Eu imaginava que os funcinários de lá ganhavam, no mínimo, uns 8 mil reais.
    O Detran é uma máquina de fazer dinheiro.
    Mas é bem feito! Foram tirar Sarney pensando que iam melhorar, e olha no que deu.

  3. Os servidores do Detran MA são mais uns entre os milhares de vítimas da tirania governamental do nosso estado. O que eles reivindicam nada mais é do que os seus direitos que estão sendo violados. A greve não é boa principalmente para os usuários que dependem do atendimento do órgão mas se essa for a única voz que o governo tenha que atentar, fazer o que. O que não pode é um órgão arrecadador do estado está há mais de 5 anos com os salários de seus servidores congelados. Eu sou a favor do diálogo para que não tenha greve, mas se o governo não vê assim, então que os servidores sigam na luta por seus direitos.

  4. Vixe!
    E eu ainda queria fazer esse concurso.
    Prefiro continuar sendo frentista.
    Como é que se sobrevive com um salário desse?

  5. Um órgão do porte do Detran/MA tem todas as condições para oferecer um salário condizente com a sua arrecadação, um dos órgãos que mais contribuiu para a receita do Estado. Lamentável 6 anos sem reajuste.

  6. O Sr. Governador do Estado vai contra a própria política “anticorrupção” quando deixa de valorizar o servidor efetivo pra superlotar o órgão de servidor terceirizado que não tem o mínimo de capacitação. No fim das contas o usuário perde por nem sempre ter alguém preparado para lhe atender, e o servidor efetivo paga pelo desconhecimento do usuário que por muitas vezes generaliza e acha que o servidor público é preguiçoso e arrogante, quando na maioria das vezes nós é que lutamos para melhorar o atendimento enquanto os votos de cabresto acabam com nossa reputação

  7. Tirar o auxílio-alimentação nas licenças para tratamento de saúde é de uma CRUELDADE sem precedentes.
    O pior salário quando comparado ao dos servidores dos Detrans de outros estados.
    É uma política de desvalorização do servidor implementada com o máximo rigor.
    Dignidade aos servidores já!

  8. Um gari ganha mais que os servidores do DETRAN MA kkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse governo de Flavinho é uma vergonhaaaa

  9. O pior salário dentre todos os Detrans do Brasil é o do Maranhão. Vergonha ! Reajuste salarial é direito constitucional.

  10. O PIOR SALÁRIO DE ASSISTENTES DE TRÂNSITO DE TODOS OS DETRANS DO BRASIL!, A 4 ANOS ATRÁS A TAXA DO LICENCIAMENTO ERA 45, E O SALÁRIO 1400, HOJE A TAXA É 85 E O SALÁRIO CONTINUA 1400!

  11. Dino, prepara o cipó de marmeleiro ou a chibata de pimba de boi pra meter no lombo dessa corriolla…. eles gostam.
    -“Dá-lhe neles, Comunista”!

  12. Inadmissível a política de congelamento dos vencimentos dos servidores do detran por parte do governo estadual. O detran é um órgão de arrecadação e ainda sim os servidores estão com os vencimentos congelados a 6 anos e sem motivação pra trabalho pela inércia do governo em dá o que é direito do servidor para tamanha responsabilidade do dia dia. Vejo as exigências como algo simplório diante da arrecadação e da exigência/responsabilidade a que o servidor é submetido. Se de fato a greve ocorrer mostra que o atual em nada difere dos anteriores, ou seja, não está nem aí pro servidor.

  13. É impressionante a falta de respeito com o servidor.
    Não há uma só política sequer de valorização.
    Um terceirizado ganha mais do que um servidor concursado, além de ter direito a FGTS, a seguro desemprego e contribuir apenas 8% para previdência.
    Será que só se consegue dignidade na base da luta?
    Que Governo é esse!

  14. Quando penso que fui servidor dessa lástima de Detran, tenho até pesadelo.
    Quem sempre mandou naquele troço foi a política.
    Cabide de empregos certo. Nem o MP consegue se livrar das manobras.
    Quem manda ali hoje é um tal de PDT (WR).
    Querem aumento? Preparem-se para greve.
    Elimine uns dois contratos milionários lá que dá para triplicar o salário de todos os servidores.
    Quer exemplo de um? O contrato com o escritório de advocacia.
    Deixem de ser bestas! Parem essa porcaria uma semana que Flávio Dino abre as pernas.

  15. Depois que o PDT fez merda na seduc no primeiro ano o desgoverno do papudo, deram o detran-ma para WR como prêmio de consolo. E aí está o resultado. E a prévia do que seria com maragatuno no governo do estado. Algumas barbaridades feitas pelo PdT na seduc, ainda refletem até hoje, imagina como será o futuro do detran

  16. Frequento constantemente o Detran na Vila Palmeira e ouço as constantes reclamações dos servidores. É de entristecer.
    São pessoas altamente capacitadas, a maioria com curso superior, mas não são valorizadas.
    Lamentável!

  17. Esse governador é uma farsa , só quer saber de gastar o dinheiro do contribuinte , não faz nada para o bem do estado , só faz críticas ao governo bolsonaro e não olha o seu governo ou melhor desgoverno o estado está abandonado e quebrado , agora aguentem todos que votaram
    Neste traste !

  18. Triste situação desses servidores pois arrecadam muito pro estado e ganham tão pouco, essa situação obriga o servidor a se corromper ou morrer de fome

  19. Finalmente depois da inércia um movimento em prol dos funcionários do DETRAN-MA, que tanto arrecada e não é respeitado pelo governo.

  20. R$ 1.400,00!
    Credo!
    Como um ser humano sobrevive com isso.
    Acho que quem vende balas nos ônibus fatura mais do que isso.
    O governador e a diretora bem que poderiam ganhar esse mesmo valor.
    Veja como são as coisas: a diretora entra pela janela (não é concursada, mas, sim, apadrinhada política), e deve ganhar bem uns 30 mil.
    Esses servidores são moles demais!

  21. A situação anda cada vez mais crítica no DETRAN/MA. Há anos os servidores aguardam a tão sonhada valorização.

    No começo da gestão Larissa Abdalla, até acreditava-se nisso. Mas logo ela trouxe em seu cabide uma legião de terceirizados que podiam ser vistos levantando bandeira para Weverton Rocha nas horas vagas e não vagas. Seu primeiro gesto de valorização do servidor foi o de dispor de Ginástica Laboral para os servidores. O projeto morreu de causas naturais, talvez por ter sido concedido apenas aos servidores da sede do DETRAN, enquanto os demais, nos interiores, sofriam e até hoje sofrem da falta de bens básicos, como água mineral.Isso que é fazer uma leitura errada da real situação do DETRAN.

    Nos anos seguintes, o que se viu foi uma confusão. Não sabíamos onde começava o PDT e terminava o DETRAN ali dentro. Chuvas de dinheiro para a reeleição de Edivaldo Holanda e para a campanha milionária de Weverton Rocha e seu projeto pessoal de poder. Vários gestores do DETRAN apareceram em fotos públicas apoiando esses candidatos, como se não soubéssemos que a ligação entre eles não era mero caso de simpatia.

    Enquanto isso, os servidores eram enganados com o ticket-alimentação nas férias e licenças, um grande sonho. Ou eram enganados com as festas suntuosas, que ofereciam muita comida (e bebida!) APENAS, repito, APENAS para os servidores da Sede. E tudo terminava no famoso pão e circo.

    Na sala de reuniões, um diretor administrativo incompetente e ridículo cujo sobrenome é Vasconcelos. Que ao invés de unir esforços políticos para agilizar as nomeações para o DETRAN ou mesmo traçar estratégias para o aumento das gratificações dos servidores (até hoje apenas temos um valor irrisório que se chama de gratificação dos coordenadores de educação para o trânsito), já que o governo Flávio Dino não tem vontade nenhuma de aumentar os salários, sabe-se lá o motivo, o nosso diretor ficava editando portarias para conter a entrada de mulheres trajando shortinhos curtos ou blusas tomara-que-caia! Grande mico aquela portaria! Ou mesmo, mais recentemente agora, que burocratizou ao quadrado as regras para as compras do cartão corporativo. Ou mostrou sua incompetência perseguindo servidores estáveis ou demitindo primeiramente os terceirizados mais antigos (deixando aqueles que eram comandados por Weverton Rocha). Se você vai a qualquer sala de chefia do DETRAN, como a Diretoria Operacional, eles atendem normalmente. Agora, se você pretende ir à diretoria administrativa, ah! Marque hora! O deus Vasconcelos não atende assim com facilidade não! E nem precisa ir dias de sexta-feira, raramente ele está lá!

    Na outra ponta, um RH fraco e descompromissado com a luta de servidores. Que mal serve para fazer cálculos errados ou incluir seu 1/3 de férias na data correta. Um RH que não promove um curso de capacitação ou mesmo procura compreender as necessidades dos servidores. Seu trabalho é apenas cumprir o que a SEGEP quer.

    Este é o quadro atual do DETRAN/MA. Todos que ganham 1.400,00 (no contracheque, e recebem menos do mínimo na verdade) conseguem observar com clareza o que estou dizendo. Pena que hoje os servidores estão nas mãos de um sindicato que sabe criticar, mas pouco contribui para discussões sérias (nem eles mais fazem reuniões entre si, pois têm coisas melhores a serem feitas) e nas mãos de analistas, que insistem em dizer que tudo está lindo, pois ganham nada mais que 3 mil reais a mais e executam o mesmo trabalho.

    Avante, movimento! Os assistentes têm força, sim!

    • Assim que foi na sedc nos tempos de áurea prazeres. Agora imagina o que não acontece na prefeitura de São Luís estando o PDT há anos na administração. Por isso que são Luís e a capital mais esculhambada do país.

  22. Salário defasado e sucumbido pela inflação há anos. Somente com um salário justo é possível se ter dignidade.

Os comentários estão fechados.