Daniella Tema apresenta demandas do MA ao ministro da Saúde

A deputada estadual Daniella Tema (DEM) esteve em audiência no Ministério da Saúde, em Brasília, com o ministro Henrique Mandetta, para tratar de demandas da população dos municípios maranhenses.  Acompanhada do deputado federal Aluísio Mendes e do prefeito de Tuntum, Tema Cunha, a parlamentar democrata solicitou ao ministro a implantação de uma central de atendimento de hemodiálise para o município de Presidente Dutra.

“Nós precisamos dessa central de hemodiálise, pois temos acompanhado o sofrimento de pessoas que necessitam desse tratamento. Percorrer longas distância por ausência desse atendimento na região é desumano. Estamos confiantes que o ministro nos dará uma resposta positiva em breve. Agradeço ao ministro Henrique Mandetta por nos receber, ao deputado federal Aluísio Mendes por intermediar este encontro”, destacou a deputada estadual.

A renovação da frota do Samu do município de Tuntum e a aquisição de recursos para o melhor funcionamento do sistema de saúde dos tuntuenses estiveram entre os assuntos tratados com o ministro da Saúde.

O ministro da Saúde Henrique Mandetta destacou que o primeiro passo para implantação dos novos serviços de diálise é a articulação com a Comissão Intergestora Bipartite, a pactuação política entre Estado e municípios. “O pleito é legítimo, importante para o Maranhão. É preciso atender o regulamento técnico para o funcionamento dos serviços de diálise e contar com adesão dos municípios envolvidos na proposta. Após essas etapas, o Ministério tem todo o suporte para realizar o projeto”, garantiu o ministro.