Eneva barra entrada de deputados para fiscalização surpresa

Deputados membros da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa foram barrados hoje (5) na porta da Eneva, na área do Itaqui-Bacanga.

Os parlamentares fariam uma fiscalização sobre a quantidade de pessoal empregado na empresa e dos ganhos efetivos produzidos para o Maranhão por meio as suas atividades exploratórias.

Foram impedidos de entrar o presidente da Comissão, deputados Fábio Macedo (PDT), além dos deputados Leonardo Sá (PR), Wendel Lages(PMN), Zito Rolim (PDT), Ciro Neto (PP) e Antônio Pereira (DEM).

A comitiva estava acompanhada do diretor-presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), Ribamar Carvalho, e de técnicos do órgão, para fazer uma visita técnica de surpresa à empresa.

“A Comissão veio acompanhada do diretor do Inmeq, órgão fiscalizador que pode chegar a qualquer momento, por ter esse papel, para acompanhar como está a atuação da Eneva. Fomos surpreendidos pela postura da empresa, que não quis nos receber. Nós que somos os representantes do povo e ela que explora algo tão valioso dos maranhenses, o gás natural”, afirmou o deputado Fábio Macedo.

“Ser barrado nos decepciona e a empresa tem o meu repúdio em nome de todos os deputados da Comissão. Com certeza, esta postura nos envergonha muito pela empresa ter esse papel de exploradora do nosso gás natural. Vamos tomar as providências necessárias”, prometeu Fábio Macedo, que defendeu a implantação do Gás Natural Veicular (GNV).

Outro lado

Em contato com o Blog do Gilberto Léda, a assessoria de comunicação da Eneva encaminhou a seguinte nota.

A Eneva vem a público informar que a comissão da Assembleia Legislativa do Maranhão foi recebida pela gerência da Usina Térmica de Itaqui, movida a carvão, cuja geração de energia elétrica é responsável pela estabilidade energética de 60% da capital.

Esclarece ainda que as operações técnicas de produção de energia a carvão demandam logística especializada para manter a segurança do sistema energético de São Luís e dos seus colaboradores em todos os setores, que trabalham sob regras operacionais de segurança.

Após realizar todos procedimentos de segurança dos trabalhadores e das operações, os diretores da operação viabilizaram a visita, que foi impossibilitada após negativa do parlamentar em aguardar a finalização destes protocolos.

A Eneva reafirma seu compromisso com o diálogo e a transparência institucionais, recentemente colocados à disposição dos parlamentares em visita a suas operacões no Médio Mearim.

3 pensou em “Eneva barra entrada de deputados para fiscalização surpresa

  1. Bem feito pra empresa Eneva que prestigia obedientemente todos os eventos promovidos pelo Governo Flávio Dino, que por seu turno tutela vergonhosamente Assembleia Legislativa do Maranhão. Bem feito à Fiema. Tantos assuntos mais importantes que este para ALEMA se debruçar como a CPI da Espionagem e a CPI do Mais Asfalto Sonrisal. A rigor, esses parlamentares teriam que fiscalizar primeiro o Executivo! Agora, inspecionar a quantidade de pessoal empregada numa empresa privada e os ganhos efetivos dela no Maranhão, brincadeira, coisa de comunistas, muita falta do que fazer? Um absurdo! A Assembleia deveria era fiscalizar a superabundância de despesa de pessoal no Estado, que está transbordando pelo ladrão, com suspeitas de ofensas a LRF e engessamento de atividades essenciais de Governo do Maranhão.

  2. E o aumento dos servidores do quadro estatutário do Estado que está parado desde 2015. Esses deputados da base são um bando de pau mandado de Flávio Dinossauro.

  3. Pelo visto, tem mais de um palhaço na ALEMA. Palhaços, ignorantes, presunçosos, insolentes, subservientes, etc. Nem os acionistas podem chegar de uma hora para outra é entrar só porque querem. Tem protocolos de segurança e acesso que tem que ser atendidos com atencedencia. Isso em qualquer indústria do mundo. E qual a atribuição desses idiotas para ver as contas da empresa? E uma S/A e seus resultados são publicados em mídia escrita. Escrotos e burros os deputados da ALEMA.

  4. Primeiro, a Eneva na área Itaqui Bacanga não é a Gás e sim a carvão, coisa que os deputados e o editor desta matéria parecem desconhecer. Segundo, para se entrar em uma indústria, principalmente deste porte, é necessário obedecer regras de segurança, usar EPIs, assistir vídeo institucional sobre as áreas e segurança nos locais. Como já disseram acima, nem os acionistas chegam sem avisar, existem rígidos protocolos de segurança. O interesse deles era outro e não fiscalização, sejam transparentes.

  5. Bem feito. Vão trabalhar cambadas, começando pela fiscalização do asfalto sonrisal e outros assuntos de relevância que o pagador de impostos que paga o salário de vcs. espera atitude de vcs. A iniciativa privada já faz a parte dela, gerando empregos nesse Maranhão cada dia mais miserável. Vão fazer jus ao salário que recebem!

Os comentários estão fechados.