Maranhão perde para o Pará siderúrgica da Vale

Vá para Marabá!

Por Adriano Sarney

O Maranhão acaba de perder uma siderúrgica da Vale em parceria com os Chineses para o Pará. Perdeu por falta de representação política forte a nível nacional e por incompetência do governo estadual.

O investimento será de R$ 1,5 bilhão e gerará 15 mil empregos em Marabá. Vou lançar o slogan: “Atenção maranhenses, querem emprego já? Vá para Marabá!” Nada como fatos reais para superar fake news, pós-verdades, argumentum ad hominem e outras técnicas utilizadas pelos comunistas para justificar a inércia de um estado que não cria empregos, não atrai grandes empreendimentos e aumenta, segundo o IBGE, o número de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza.

Para o projeto comunista tudo vale a pena para se manter no poder e a culpa é sempre do passado. Mas o Maranhão, antes do PCdoB, já tinha ferrovias, portos e grandes indústrias como a Vale, Alumar, Eneva e Suzano. Até mesmo a vinda do porto da WTorre foi articulada no governo retrasado, mas ainda encontra-se no papel. Não é fácil atrair empreendimentos desse porte, é necessário força política nacional para não perder a batalha para outros governos estaduais; todos querem gerar emprego, renda e receita para seu estado.

Aliado a articulação, um governo que queira atrair um grande projeto, precisa ter um ótimo pacote de incentivos e dar agilidade na concessão de licenças. Nada desses pré-requisitos acima o “governo da mudança” consegue entregar.

Quando o Maranhão tinha uma forte representação política à nível nacional, conseguiu, com muito esforço, que o minério de ferro fosse escoado pelo nosso porto e isso gerou um enorme desgaste com o Pará na época. O estado vizinho queria comandar toda a cadeia do produto – extração, escoamento e beneficiamento. O maior medo dos paraenses era do Maranhão ficar com a etapa de beneficiamento do mineral (a parte da siderurgia), já que estudos comprovam que é mais viável a siderúrgica localizar-se próxima do porto.

Acontece que a eficiência e a articulação política do recém-eleito governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), convenceu a Vale e os Chineses para ficar em seu estado, na cidade de Marabá, bem no limite com o Maranhão. E o pior é que aqui não ouvimos falar de um esforço sequer do governador ou dos senadores para reverter essa situação. Talvez estejam muito ocupados, fazendo oposição ao governo federal.

Não foi apenas a falta de interesse e de força política que fez o Maranhão perder a siderúrgica para o Pará, foi também o desmonte de nossa política de atração de empresas. Uma das primeiras medidas do atual governo foi acabar com o programa ProMaranhao de incentivo a novos investimentos que atraiu dezenas de projetos para o estado. No seu lugar colocou um programa que até hoje, quase 5 anos de governo, ainda não atraiu nenhum empreendimento significativo.

O atual governo também cancelou os recursos que já tinham sido destinados para a continuidade das obras dos distritos industriais no interior do Maranhão. A siderúrgica de Marabá ficará no distrito industrial da cidade. Lá tem distrito industrial para facilitar as licenças e incentivos para novos projetos.

qui no Maranhão, foi previsto recurso do BNDES no âmbito do programa Viva Maranhão para a conclusão dos distritos industriais de cidades médias. Porém, o dinheiro foi desviado para fazer asfalto de péssima qualidade durante o período eleitoral. O asfalto, em sua grande maioria, já não existe mais, foi embora como os empregos que foram para Marabá.

15 pensou em “Maranhão perde para o Pará siderúrgica da Vale

  1. Viixe, ninguem gosta de maranhense la nao. É um povo com fama de preguiçoso. Será que foi mesmo por falta de representaçao? Ou foi pela mao de obra?

    • Paraense tem muita vontade de trabalhar…. Acorda, Ana!!! Esse Bunda Mole que ora (des)governa o Maranhão é um preguiçoso e sem moral. No dia que Sarney deiou o Senado a Dilma acabou com a construção da Refinaria e esse Paquiderme ficou com cara de jumento sem mãe na chapada…

    • Povo desinformado, nada a ver essa discussão e balbúrdia sobre esse tema. Essa siderúrgica no Pará está em negociação da Vale com investidores desde 2016, devido o antigo Projeto da Vale ALPA (Aços Laminados do Pará) que seria realizado com a multinacional CEVITAL da Argélia que desistiu do negócio então agora os chineses irão investir nesse antigo projeto.
      Quanto as visitas de lideranças maranhenses foram motivadas para investimentos chineses em Porto pela CCCC e Siderúrgica em Bacabeira pela CBSteel , investimentos previstos para o Maranhão.

  2. E todas aquelas viagens para a china? Até o vice-prefeito estava no meio e mais uma cambada de inúteis. Tudo dinheiro jogado fora? Chinês não é idiota e viu aqui que a coisa estava feia. Pobre do Maranhão.

  3. Temos um governo fraco que é bom apenas bom na propaganda. Fora da publicidade o Maranhão tá quebrado. Flávio Dino tirando dinheiro dos aposentados e dos portos e do povo com aumentos sucessivos do ICMS

  4. Ora, o Ferro é extraído em MARABA, a energia elétrica é produzida ao lado, em TUCURUI, e o escoamento se da pelo porto da Vila do Conde ( duas vezes mais capacidade de carga que Itaqui). So um imbecil faria uma siderúrgica no Maranhão considerando o exposto acima. Temos que cair na realidade, o Maranhão produz pouca Energia Elétrica ( cerca de 12 vezes menos que o Para) e NÃO PRODUZ NENHUMA GRAMA DE MINÉRIO DE FERRO. Porque algum débil mental iria cconstruir uma acearia aqui?

    • Soma-se a isso um governo desarticulado, que vive de propaganda e fazendo o favor de brigar com o dono da bola (bolsonaro), mais a falta de infra-estrutura em todo estado e o pobre capital humano.

    • Se houvesse incentivos fiscais e facilidades em obtenção de licenciamento, área de instalação, etc. e principalmente segurança jurídica, fato que aqui não temos. Um exemplo disso são nossos políticos todos os dias engendrando leis de gratuidades e outras mais, sempre empurrando a conta para o empreendedor pagar.

    • Se esse estúpido que se intitula “Amigo da Onça”, certamente bate-paus do Paquiderme que ora (des)governa o Maranhão, quando do escoamento e implantação da Vale no Maranhão… sairia com essa mesma lógica babaca. Diria: – Não, não…o minério é extraído no Pará… Esse, se RINCHAR, humilha o Paquiderme e o Jegue.

    • Que é que estar no governo do estado? Quem quem te brigar por emprego no estado e o governo!
      A “oligarquia Sarney” estar fora do poder!
      A “oligarquia” não pode fazer nada não!
      O governo Flávio Dino e quem tem a responsabilidade de ir atrás, de brigar, de ir a luta por indústrias e empregos no Estado, não é a oligarquia Sarney não!
      Quando o estado do Pará também brigou pra levar a Suzano para lá Roseana e os senadores lutou pra que fosse implantada no Maranhão e juntos com os senadores fizeram a articulação….
      Aí com a certeza que seria implantada no Maranhão teve um briga interna entre Imperatriz estreito e porto Franco até o Grajaú e barra do corda entrou na briga pra receber a Suzano e quem levou o troféu foi Imperatriz…
      Então quem tem que brigar pra trazer investimento é quem estar governando o estado e não quem estar fora!
      Recentemente a Piracanjuba que vai ser instalada em Imperatriz, teve uma briga também entre porto Franco Açailândia e Imperatriz…
      Imperatriz tece mais jogo político e foi contemplada com a futura instalação da fábrica sendo que Açailândia tem uma das maiores bacia leiteira do estado… E por falta de empenho do prefeito que também é do mesmo partido do governador que também é outro inútil não fez nada e quem saiu ganhando Imperatriz…. E o mesmo caso da siderúrgica que foi ser instalar no Pará e o Maranhão mais uma vez fica no prejuízo!
      Mais agora o atual governo não pode culpar o governo de Roseana! Infelizmente!
      Agora a culpa é totalmente e exclusivamente do governo Flávio Dino!

  5. Lembro que a ESMAGADORA DE SOJA DA BUNGE está no Piauí porque um certo secretário de planejamento do fim dos anos 90 queria ser sócio sem entrar com capital. Isso a globo não mostra kkkkkk

  6. Rapaz Siderúrgica me faz lembrar, refinaria, indústria têxtil e fábrica de peças. Isso te faz lembrar alguma coisa Gilberto. Explica aí por que esses três empreendimentos não se instalaram no MA?

  7. Só desinformado nada a ver isso. Essa siderúrgica já estava prevista tem muitas anos, devido a Alpa em Maraba, trabalhei próximo de lá e conheço a região. Nada a ver essa de Maraba perder pra o Pará isso é chacota política

Os comentários estão fechados.