Juiz autoriza saída de Bardal para prestar depoimento na Câmara

O juiz Ronaldo Maciel, titular 1ª Vara Criminal de São Luís, responsável pelo decreto de prisão do delegado da Polícia Civil Tiago Bardal, autorizou sua saída da cadeia para prestar depoimento em audiência na Câmara dos Deputados, no dia 2 de julho, às 16h30, junto com o também delegado Ney Anderson Gaspar.

Eles serão ouvidos na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados sobre as denúncias de uso da estrutura da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) do Maranhão, coman­dada pelo também delegado Jefferson Portela, para monitorar ilegalmente autoridades estaduais.

A oitiva foi marcada a pedido do deputado federal Aluisio Mendes (Pode).

A suposta espionagem veio à tona quando Ney Anderson e Bardal apresentaram uma série de acusações contra Portela.

Segundo os delegados, ordens para interceptar ligações telefônicas de desembargadores, filhos de magistrados do Tribunal de Justiça do Maranhão, deputados e senadores opositores do governo teriam partido do titular da pasta.

Portela nega. “Em toda essa armação, não apontaram nenhum ato praticado por mim. Por que eu seria afastado, como sugere a postagem? No meu caso, o preso Bardal e o delegado afastado Ney Anderson nada apresentaram, a não ser afirmações desprovidas de qualquer elemento de prova”, declarou.