Emap manobra, sem sucesso, para adiar vistoria no Porto do Itaqui

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) bem que tentou, mas não conseguiu forçar o adiamento de uma vistoria da Câmara de Deputados no Porto do Itaqui.

A fiscalização, aprovada após requerimento do deputado Edilázio Júnior (PSD), será realizada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle na próxima quinta-feira, dia 4 de julho.

Para tentar forçar o adiamento, a Emap alegou, em ofício à Câmara, que o seu presidente, Ted Lago, estará fora do país nessa data – além de ter de atender a uma suposta diligência da Comissão de Direitos Humanos a respeito do acordo Brasil-EUA para uso da base de Alcântara.

Mesmo assim, o presidente da comissão, Léo Mota, não abriu mão da data já marcada. Segundo ele, um adiamento poderia forçar a vistoria a ser realizada apenas no segundo semestre, o que seria prejudicial ao trabalho do colegiado.

Pau que dá em Chico…

Apesar das alegações formais da Emap sobre a suposta visita da Comissão de Direitos Humanos, o deputado Edilázio Júnior contou ao Blog do Gilberto Léda que buscou informações sobre essa agenda e nada encontrou.

Disse, ainda, que vai usar um requerimento do deputado Márcio Jerry (PCdoB) – solicitando informações sobre recente viagem do ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) aos Estados Unidos – como modelos para solicitar informações sobre a viagem de Ted Lago ao exterior, exatamente na data da visita da comissão ao porto maranhense.