The Intercept: Dallagnol fez lobby por nomeação de Nicolao Dino na PGR

A mais recente leva de vazamentos do The Intercept revela que uma das articulações do procurador Deltan Dallagnol envolveria o também procurador Nicolao Dino, irmão do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Segundo a reportagem, o plano não chegou a ser posto em prática por falta de tempo. Mas a ideia do chefe da força-tarefa da Lava Jato no Paraná era usar movimentos sociais para pressionar o então presidente Michel Temer (MDB) a nomear Dino como novo procurador-geral da República, em substituição a Rodrigo Janot – no fim das contas, o ex-presidente escolheu Raquel Dodge.

Em 27 de junho de 2017, diz a reportagem, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) anunciou a lista tríplice com os nomes sugeridos pela instituição para substituir Janot, que deixaria o cargo em setembro daquele ano. Os procuradores mais votados pelos pares foram, por ordem, Nicolao Dino, Raquel Dodge e Mario Bonsaglia. Legalmente, a escolha do presidente da República é livre: ele não é obrigado a indicar o vencedor da eleição ou qualquer um dos indicados da lista.

Naquele mesmo dia, Dallagnol chamou Nicolao Dino no Telegram e expôs a ele sua preferência e seu plano secreto. “Nicolaaaaaaooooo PARAÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉNSS. Não conta pra ng, mas vou pedir pros movimentos sociais fazerem campanha pra ser nomeado o primeiro da lista”. Dallagnol ainda perguntou se haveria “alguma reserva” à estratégia, mas Dino não se opôs. “Ok”, respondeu.

O procurador buscou novamente o grupo do Telegram com os colaboradores mais próximos do Mude. “Caros, Nicolao ganhou. Ele é a voz anticorrupção. é o primeiro da lista tríplice”, anunciou. “Sem mencionar minha sugestão, Vcs conseguiriam articular uma campanha para ser nomeado o primeiro da lista? Ele é o top. Essa campanha não tem legitimidade se sari da gente. Apenas se sair da sociedade”.

A articulação, contudo, acabou não dando certo. E Raquel Dodge tornou-se procuradora-geral (saiba mais).

3 pensou em “The Intercept: Dallagnol fez lobby por nomeação de Nicolao Dino na PGR

  1. tudo isso e joga dos petista e comunistas pode acreditar para jogar um contra o outro. jogo do encardido…

    • Então os petistas e os comunistas (frise-se Nicolao Dino que é irmão do comunista/petista Flávio Dino que atacou esses anos todos a Lava Jato) de certo modo estavam entranhados com o procurador-chefe da Operação Deltan Dallagnhol, inacreditável!!!?? Ainda bem que a cavilosa e indesejável articulação pra maioria dos brasileiros não deu certo, e a Raquel Dodge foi escolhida acertadamente pelo presidente Temer. Talvez por isso que ato contínuo — logo ele Flávio Dino (o Cuba nas planilhas da propina da Odebrecht/Lava Jato) e a sua trupe –, só chamavam o Temer de “golpista”!!

  2. Depois que a turma do COISO divulgou nas redes sociais que Deltan é COMUNISTA e da tua colocação, deva-se entender que Delangnhol será atirado às traças.
    Seria bom essa súcia de ruminantes entender que o papel de DELANGNHOL para a eleição do CHEFE DE MILÍCIA foi mais eficaz que a do outro BANDIDO, no caso o atual ministro Sérgio Moro. Sem Deltan e a FAKEADA do Adelio, o COISO estaria mudo.

Os comentários estão fechados.