Buriticupu: AMMA sai em defesa de juiz que cassou prefeito

A Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) emitiu ontem (17) nota de “apoio e confiança” em favor do o juiz Raphael Guedes, titular da 1ª Vara da Comarca de Buriticupu.

O magistrado é o autor da decisão determinando, na quinta-feira (15), a posse do vice-prefeito Ivanildo Santo dos Santos no cargo de prefeito da cidade, em virtude da perda do cargo público pelo agora ex-prefeito José Gomes (saiba mais).

O despacho havia sido duramente criticado pela defesa do gestor cassado, que ressaltou o que considerou “ineditismo” do processo e julgamento “de forma absurdamente precipitada”.

Abaixo, a íntegra da manifestação da associação de classe.

A AMMA manifesta seu total apoio e confiança no juiz Raphael L. Guedes, da Comarca de Buriticupu, vítima de críticas infundadas desferidas pela defesa do prefeito José Gomes Rodrigues, condenado pelo referido magistrado em Ação Civil Pública por Atos de Improbidade Administrativa.

A atuação do juiz Raphael Leite Guedes foi pautada na mais absoluta legalidade, não havendo qualquer violação ao princípio da ampla defesa e do contraditório, tampouco “ineditismo” ou “arbitrariedade” alegados pela defesa.

A AMMA reitera sua total confiança no juiz Raphael Leite Guedes, magistrado íntegro e que sempre exerceu a judicatura com ética, seriedade e imparcialidade.

Diante do lamentável episódio que serviu apenas para macular a atuação da defesa, a AMMA mantém-se firme a fim de não permitir que nenhum magistrado sofra ameaças ou intimidações na sua atividade judicante, exercendo-a com independência.