Maranhão é líder em focos de queimada no Nordeste, diz Imesc

Um relatório do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) confirma que o Maranhão vive situação preocupante em relação a incêndios florestais.

De acordo com o “Relatório Queimadas” – baseado em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) – de 154.811 focos de queimadas no país, no segundo trimestre de 2019, 17.944 focos foram registrados no Nordeste, “sendo que destes, 39.9% foram registrados no Maranhão”.

“Entre os Estados com maior quantitativo de focos de queimadas na região nordestina, o Maranhão ocupou o primeiro lugar, com 7.164 focos no segundo trimestre de 2019, seguido pelos estados da Bahia, com o total de 6.189 (34.4%) e o Piauí, com 3.416 (19.03%) focos”, aponta o documento do Imesc, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos.

Ainda segundo o relatório, os números só não foram maiores porque neste ano choveu demais no Maranhão.

Entre os municípios com maior concentração de focos no Estado, no acumulado dos meses de abril, maio e junho destacam-se: Balsas, Mirador, Fernando Falcão, Carolina, Riachão, Grajaú, Loreto, São Félix de Balsas, Alto do Parnaíba e Sambaíba.

Nesses, houve aumento das queimadas em relação a 2018.

Acesse aqui a íntegra do relatório.

_________________Leia mais
Preocupado com Amazônia, Dino vê aumento de 87% em queimadas no MA

4 pensou em “Maranhão é líder em focos de queimada no Nordeste, diz Imesc

  1. Pois é! Dia desses li deboches contra o jornal O Estado do Maranhão, num blog comunista desinformador. O ‘argumento’ seria o uso de, veja, ‘malabarismo jornalístico’ para manipular as estatísticas sobre queimadas e ‘queimar’ o governo Dino. Eis que documento, elaborado pelos próprios comunistas, expõe a verdade. E agora, vão chamar os seus ‘malabaristas amestrados’?

  2. Cadê governador,onde está que não ver .
    Só reclama e não faz nada.
    A culpa é do Eleitor por entrega msis um mandato.

  3. a preocupaçao do governador é arrecadar nas costas do produtor, acusando o de comocar fogo. Multas? Ah essas com certeza exorbitantes. Ele quer o dinheiro da multa , nao acabar com as queimadas. Duvido que aceite.

Os comentários estão fechados.