Alcântara: Zé Inácio diz que não assinou manifesto pró-AST

O deputado estadual Zé Inácio (PT) afirmou ao Blog do Gilberto Léda, no sábado (14), que não assinou manifesto favorável à aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), assinado em março deste ano e que prevê o uso comercial da Base de Alcântara.

O documento foi subscrito por membros da Assembleia Legislativa do Maranhão após ameaça do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de levar o AST para o Amapá (reveja).

Segundo Inácio, seu posicionamento decorre de uma orientação do partido. “Nossa bancada, tanto na Câmara, quanto no Senado, tem posicionamento contrário ao acordo nos termos em que estão sendo negociados com os Estados Unidos. O PT é contra o acordo. Portanto, como deputado estadual, acompanho o posicionamento do nosso partido e das bancadas do PT na Câmara e no Senado”, declarou.

Para o petista, o AST, nos atuais termos, “coloca em risco a soberania nacional” porque os EUA mantêm política imperialista.

“Nos governos do PT, os Estados Unidos nunca forma um parceiro estratégico b política aeroespacial”, completou.

O parlamentar acrescentou que sua postura no caso – bem como a do PT – leva em conta a defesa de comunidades tradicionais que vivem nas proximidades do Centro de Lançamento.

“Haverá deslocamento compulsório de várias comunidades, prejudicando milhares de famílias alcantarenses e bequimaoenses, pelo fato de não haver uma preocupação social, principalmente com indígenas e quilombolas”, concluiu.

2 pensou em “Alcântara: Zé Inácio diz que não assinou manifesto pró-AST

  1. Esse deputado José Inácio é o pior deputado da Assembleia do Maranhão, já cheia de tipos inúteis, ignorantes, iletrados ou pilantras. O petista acha que manter os quilombolas na idade da pedra é fantástico, ele acredita que só o governo dando bolsas, esmolas ou comida, fará os negros de Alcântara viverem bem na pobreza absoluta.
    O AST com os americanos não vai remover nenhum quilombola, porque já foram removidos da área a mais de 25 anos, a base de Alcântara não vai aumentar de tamanho.
    O AST significa ao Brasil um enorme oportunidade de pegar um pedaço de um gigantesco mercado de lançamento de satélites, a base está pronta e sem uso a 16 anos, basta trazer os foguetes lançar e cobrar para isso. Serão criados dezenas de empresas que trabalharam para a base e isso significará emprego para os quilombolas e não esmolas.
    Todas as vezes que José Inácio abre a boca saem discursos ideológicos, alienados e de puro preconceito contra o capitalismo.
    È um inútil que só atrapalha o Maranhão.

Os comentários estão fechados.