Flávio Dino não adere a projeto de escolas militares de Bolsonaro

(Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Apenas quinze estados e o Distrito Federal fizeram a adesão ao projeto do governo Jair Bolsonaro (PSL) para implementar escolas militares. A informação foi divulgada ontem (1º) pela Folha de S. Paulo.

Na região Sudeste, a mais rica do país, somente Minas Gerais declarou interesse. No Nordeste, somente o Ceará declarou interesse. O Maranhão, governado por Flávio Dino (PCdoB) – um dos principais opositores do presidente atualmente – decidiu ficar de fora.

Todos os estados do Norte, Cento-Oeste e Sul aderiram ao plano do governo. 

O modelo das escolas cívico-militares, como são chamadas pelo MEC (Ministério da Educação), prevê a atuação de equipe de militares da reserva (seja policias, bombeiros ou membros das Forças Armadas) na administração da escola.

Diferentemente das escolas puramente militares, que são totalmente geridas pelo Exército, nesse desenho as secretarias de educação é que determinam o currículo escolar. Mas estudantes precisam usar fardas e seguir as regras definidas por militares.

O MEC prevê gastar R$ 54 milhões só no próximo ano para a implementação do projeto piloto em 54 colégios. Cada uma receberá R$ 1 milhão para adequações de infraestrutura e pagamento de pessoal. O plano é apoiar dentro desse modelo 216 unidades até 2023. O país tem cerca de 140 mil escolas.

Ainda não há definição das escolas que farão parte do modelo porque a etapa atual é de adesão dos governos. O MEC vai abrir o prazo, de 4 a 11 de outubro, para que as redes municipais possam declarar interesse.

11 pensou em “Flávio Dino não adere a projeto de escolas militares de Bolsonaro

  1. Fosse o Bolsonaro fazia no Maranhão, ele é o Presidente, ele faz sim que ele pode e manda fazer, seria uma boa pro Maranhão, Estado que ele ganhou muitos votos e vai ganhar mais na Reeleição.

  2. Esse governo quebrou o Estado, destruiu a Saúde, a Segurança vem precária, a Educação os indicadores por si só já denunciam a precariedade e agora até as escolas militares do Governo Federal eles não querem, então o que esse governo quer?

  3. Gilberto, tu sabes QUANTAS “ESCOLAS MILITARES” existem em países de “TERCEIRA” como a Canadá, USA, Reino Unido, Japão , França, Alemanha …… etc.???
    NENHUMA, NENHUMA.
    Te falo isso NÃO DE OUVIR FALAR, mas
    COM CONHECIMENTO DE CAUSA, pois estudei e Morei nos USA e CONHEÇO o sistema educacional básico da Europa.
    Na Coréia do Norte só existem escolas militares.

    • Conclusão, sendo o Maranhão um estado de primeiro mundo, não precisa de escolas militares. Só rindo, mesmo.

    • Babacão espertão e sabe-tudo, tu sabias que as melhores notas da rede pública no ENEM e IDEB são de escolas militares (pm, bombeiros, exército, etc.)? As do MA então, dão show. Nem tanto por serem militares, mas por terem algo básico: Disciplina e foco. Não tem doutrinação, os professores dão realmente aula, os alunos respeitam os professores e vice-versa, entre outras coisas básicas para a educação. Coisas que docentes/gestores doutrinados pela esquerda nas federais da vida não relevaram, mais preocupados em difundir suas ideias ridículas, ultrapassadas e atrasadas em sala de aula (salvo rarissímas exceções). O liceu é uma casa da mãe joana. Parece o reviver nos dias de sexta. O que se pode esperar de uma escola assim.

      • As escolas militares são melhores são um pouco melhor que as demais estaduais porque têm investimento. E os alunos já são pré-selecionados. Há um processo seletivo pra entrar (esquemas à parte) que já peneira bons alunos.
        A melhor escola pública do Maranhão é o IFMA e não há militarismo por lá.
        Agora se você gosta de lamber coturno, problema seu.

  4. Que comparação mais ridícula e sem noção. E nesses países de ” terceira” os traficantes estão dentro da escola? Os professores estão sitiados e acuados por uma geração de alunos doutrinados pelo PT/PCdoB que agridem professores, esfaqueiam, batem na cara do diretor, promovem baile funk no pátio com as meninas de 9, 10 rebolando mostrando a barriga e a calcinha, e ainda tem o direito de serem aprovados automaticamente? Porque pelo que eu entendi, o objetivo dessa medida do governo é diminuir, essa anarquia e esculhambação impondo regras e limites, com fiscalização. Se alguém entendeu que o governo quer se comparar com a educação da Coreia do Norte e se afastar dos resultados dos países de “terceira” e de seus valores, ou é petista ou é imbecil, não entendeu a a intenção do governo federal.

  5. Parabéns, governador! Já imaginou uma escola, fábrica de bozominions burros, que não gostam de estudar e que a única coisa que fazem na vida é babar os ovos do bozolixo? Que ogum nos livre desse mal.

  6. Pingback: Ministro confirma escola cívico-militar em São Luís - Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.