Alcântara: Roberto Rocha emite parecer a favor do acordo Brasil/EUA

O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) divulgou nesta sexta-feira, 8, parecer favorável ao Acordo de Salvaguardas Internacionais (AST), assinado entre Brasil e Estados Unidos para lançamentos a partir do centro espacial de Alcântara, no Maranhão.

Segundo o tucano, relator da matéria no Senado, o documento já foi apresentado à Comissão de Relações Exteriores e está pautado para ser apreciado pelo colegiado na próxima terça-feira, 12.

Em seu voto, Rocha destaca que o texto acordado entre os dois países “está em consonância com os anseios da comunidade científica nacional”

“No mérito, o texto acordado está em consonância com os anseios da comunidade científica nacional, com as aspirações do meio acadêmico brasileiro afeto ao tema, com os interesses da Força Aérea Brasileira, com o entusiasmo do setor aeroespacial do país e, de modo destacado, com o impulso do povo brasileiro sobretudo dos meus coestaduanos. Isso porque todos os mencionados se beneficiarão, de tal ou qual maneira, do Acordo em análise”, diz ele.

Baixe aqui a íntegra do parecer.

Antes de chegar ao Senado, o AST foi aprovado na Câmara dos Deputados. Foram 329 votos a favor e 86 contra.

O texto tramitou na forma do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 523/19, que será votado ainda pelo Senado.

O governo Bolsonaro argumenta que o acordo vai viabilizar comercialmente o centro de Alcântara. O interesse dos EUA na base decorre da sua localização, na linha do equador, que reduz o consumo de combustível de foguete, tornando os lançamentos mais baratos.