Lula livre e os novos cenários para 2020 e 2022 no Maranhão

(Foto: Ricardo Stuckert)

Dr. Yglésio

As ações políticas são dinâmicas e o reordenamento de peças é periodicamente necessário. É flagrante a redução da exposição do governador Flávio Dino na imprensa nacional nos últimos 60 dias, com a expectativa do julgamento da tese da prisão em segunda instância no STF. O resultado de 6 a 5 contra a manutenção da tese do encarceramento precoce como jurisprudência da Suprema Corte resultou na liberdade do ex-presidente, que já se declarou como ator do processo político de 2020 e 2022. Lula livre redefiniu a correlação de forças e o papel dos “players” em todos os estados brasileiros, mas no Maranhão o caso ainda é mais emblemático, dada a via aberta que Dino começava a ocupar com bom protagonismo e massiva exposição em veículos de opinião Brasil afora.

Em 8 de novembro, a partir da abertura da cela de Lula na carceragem da PF em Curitiba, o que parecia alinhado dentro do Maranhão, sob forma de pactuação ampla que colocaria o governador do estado no centro da composição de uma chapa de esquerda genuína à presidência, ruiu. Lula solto retoma para si todos os holofotes e atenções na polarização contra Bolsonaro, o que tenderá a dificultar a consolidação de Dino como pólo de agregação das esquerdas. Algum observador desavisado poderia dizer que agora Flávio poderia cacifar-se para uma vaga de vice-presidente numa cabeça de chapa petista, mas quem está atento ao momento e observa a correlação de forças (e Lula é um expert nisso), sabe que a vaga de vice nesta chapa será, por necessidade extrema e não por alinhamento ideológico, oferecida a um candidato de centro, para ampliar a base social e acalmar os agentes do mercado.

Com Dino candidato a presidente ou vice, três vagas estavam disponíveis na composição majoritária estadual (governador, vice e senado) e um acordo na Assembleia Legislativa para a presidência da Casa começava a se desenhar, além de uma vaga para o TCE, almejada por muitos. Seria um cenário de pacificação mais fácil. Com Flávio forçado a ser um candidato à eleição da Câmara alta, haverá necessidade de reacomodar 4 atores principais do processo: Weverton, Brandão, Othelino e Josimar. Dois desses atores precisarão reacomodar suas pretensões se quiserem manter a estabilidade do grupo. Se há alguma alegria em meio à agonia, é a possibilidade de Dino recolocar-se como protagonista presencial da gestão e atuar como líder nesse processo de transição eleitoral, consolidando sua marca para além das vitórias maiúsculas em 2014 e 2018, mas também como condutor de um processo histórico que superou de fato o modelo oligárquico de gestão no estado. Além disso, com a qualidade política e a juventude que ainda dispõe, Flávio ganhará no Senado uma incontestável projeção nacional, permitindo-lhe ser um dos grandes protagonistas na disputa presidencial de 2026. Basta cuidar da sua saúde…

Tantas mudanças projetadas para 2022 obviamente impactarão o pleito de 2020, cuja estratégia deverá ser revisitada e redefinida. A divisão do poder entre PCdoB e PDT terá que ser atualizada no ano que vem. A consequência positiva dessa disputa é o aumento da motivação do grupo governista para conquistar a prefeitura, que virá numa provável disputa contra um Braide bolsonarista enfraquecido por enfrentar candidatos melhores do que os de 2016, além de ter contra si a junção de dois grandes cabos eleitorais na Ilha: Lula e Dino.

Melhor para São Luís…

Médico, professor e deputado estadual

5 pensou em “Lula livre e os novos cenários para 2020 e 2022 no Maranhão

  1. Não vejo que em 2020 tenha candidatos mais fortes pra Braide, todos os que Flávio Dino já se manifestou a favos não passam de um dígito nas pesquisas. Acontece que no povo descobriu que é Flávio Dino na política de falsas promessas e página que nunca virou. Desperta Maranhão.

  2. Na qualidade de médico não conheco a sua capacidade,se fosse bom muitos saberiam, como professor universitário, falava muita balela, tanto na Ufma, quanto na Uema, quando Diretor do Socorrão I foi uma lastima falava muito e fazia nada em pouco tempo perdeu a cconfianca do Prefeito, hoje Deputado não vejo um resultado prático, muita fofoca, intriga, indisposições com os colegas usando muitas das vezes com mal caratismo

  3. Pra ser melhos pra São Luís, esse deputado, aliado do larápio-mor, não pode nem chegar nem perto da Prefeitura.

  4. Yglesio vai só cumprir tabela e ajudar o grupo a levar eleicao p segundo turno
    Lula é livre e ficha suja
    Flavio dino senador é eleição certa, vai embolar o meio de campo e nem vai se meter na sua sucessão pro governo
    Mas acredito q continua no páreo p presidente

Os comentários estão fechados.