Bancada do Maranhão votou a favor do pacote anticrime

A bancada do Maranhão em Brasília apoiou a aprovação do projeto de lei do pacote anticrime (PL 10372/18), que faz mudanças na legislação penal, como aumento de penas e novas regras para progressão de regime pelos condenados. A matéria será enviada ao Senado.

O texto foi apresentado em Plenário pelo relator da comissão especial, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), com base no texto do relator do grupo de trabalho, deputado Capitão Augusto (PL-SP).

Pelo Maranhão, participaram da votação 12 dos 18 deputados federais, e todos votaram a favor do texto: Dr. Gonçalo, Juscelino Filho, Marreca Filho, Márcio Jerry, Gil Cutrim, Pastor Gildenemyr, Eduardo Braide, André Fufuca, Gastão Vieira, Bira do Pindaré, Edilázio Jr. e Pedro Lucas (veja aqui o resultado completo).

Temas

Temas polêmicos, como a definição de que não há crime se a lesão ou morte é causada por forte medo (o chamado excludente de ilicitude), foram retirados pelo grupo de trabalho que avaliou várias propostas, entre as quais a apresentada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e a do ministro da Justiça, Sérgio Moro.

O tempo máximo que a pessoa pode ficar presa cumprindo pena aumenta de 30 para 40 anos.

Segundo o substitutivo aprovado, a liberdade condicional dependerá também de o condenado não ter praticado falta grave no presídio nos últimos 12 meses dessa liberação e o comportamento deverá ser considerado bom em vez de satisfatório.