CAIU! Kátia Bogéa é exonerada do Iphan

Agência Estado

O governo federal fez mais uma troca na área cultural e exonerou nesta quarta-feira a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), Kátia Santos Bogéa. Para assumir a presidência do Iphan, o governo está nomeando Luciana Rocha Feres. Os atos de exoneração e nomeação estão publicados na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial da União.

Conforme o jornal O Estado de S. Paulo já tinha noticiado, a demissão de Kátia Bogéa era dada como certa dentro do governo. Ela ocupava o posto desde 2016 e é ligada ao ex-presidente José Sarney. Na terça-feira, 10, o secretário especial de Cultura, Roberto Alvim, havia dito que o governo de Jair Bolsonaro não irá “aparelhar” a produção artística do Brasil e afirmou que ainda avaliava sobre a troca da presidência do Iphan. “Estamos estudando o caso do Iphan. Meio bilhão de reais que o órgão lida por ano. É um caso muito complexo. A gente está estudando delicadamente e com muito esmero o caso”, disse.

Em outro ato, também publicado no Diário Oficial da União desta quarta, o governo está exonerando o secretário de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual da Secretaria Especial de Cultura, Maurício Carlos da Silva Braga, e nomeando para o cargo Marcos de Almeida Villaça Azevedo.

8 pensou em “CAIU! Kátia Bogéa é exonerada do Iphan

  1. Será que os projetos firmados com a prefeitura serão mantidos? Eu sei é que eles irão usar um pente fino e vasculhar as atitudes dela quando gestora no Iphan.

  2. Um excelente quadro do IPHAN, mais de 30 anos que é servidora efetiva do órgão, independente de quem indicou, era alguém que conhecia as atribuições da entidade, hoje a Joven Pan cometeu uma injustiça, quando destacou na notícia que a nova gestora seria mais técnica. Com certeza a Sra Kátia Bogea deixa um legado no que tange ao nosso patrimônio histórico, sobretudo na atuação do órgão do Maranhão.

  3. JÁ FOI PRA LÁ DE TARDE…. DESDE QUE ME ENTENDO POR “GENTE” ESSA MULHER COMANDA O IPHAN. TE MANDA CABELÃO.

  4. Hoje edvala não dorme. E agora, quem poderá fazer obras em são luís já que o prefeito um incompetente mórbido e a parceria com o estado nunca saiu do papel? Quem poderar salvar edvala em véspera de ano eleitoral??????????

  5. Pingback: Parceiro do Iphan, Edivaldo Jr. lamenta queda de Kátia Bogéa - Gilberto Léda

  6. Perfeito !! Jogada política importante já mirando as eleições municipais.
    Contudo, nesse diapasão, já deveria ter saído antes

Os comentários estão fechados.