Fernando Pessoa lidera com folga corrida eleitoral em Tuntum

Pesquisa Escutec/O Estado realizada em Tuntum revela que, se fosse hoje, a eleição para prefeito da cidade seria vencida com tranquilidade pelo deputado estadual Fernando Pessoa (SDD). Realizada entre os dias 7 e 9 de dezembro, a consulta mostra o parlamentar à frente em todos os cenários.

No primeiro deles, espontâneo – quando o eleitor cita o seu voto sem que lhe sejam apresentados os candidatos -, Pessoa aparece com 36% das intenções de voto. O segundo colocado é o pecuarista Maurício Seabra, atual secretário de Saúde e de Finanças da gestão Cleomar Tema (PSB). Ele figura com 8,3%. O “candidato do prefeito Tema” surge com 6,5%.

No cenário espontâneo, quando o disco de candidatos é apresentado aos entrevistados, a liderança de Fernando Pessoa é ainda maior: ele aparece com 64,3% dos votos, contra apenas 25,8% de Seabra. Outros 7% dos eleitores disseram não votar em nenhum dos dois e, ainda, 3% n]ão sabem em quem votar, ou não responderam.

O deputado Fernando Pessoa também vai melhor no quesito rejeição. Segundo o Escutec, 65% disseram não votar de jeito nenhum no pré-candidato Maurício Seabra. Nesse caso, apenas 26,5% disseram rejeitar o parlamentar.

Dado de destaque na pesquisa é a chamada “expectativa de vitória”, quando o eleitor aponta quem ele acha que vai vencer o pleito, independentemente do seu voto.

Nesse quesito, Fernando Pessoa é citado por 35% dos entrevistados, contra 8,8% do “candidato do prefeito”, e 6,5% de Maucício Seabra. Outros 48,3% disseram não saber ou não responderam e, ainda, 1,5% citaram outros nomes.

A pesquisa Escutec/O Estado ouviu 800 eleitores de Tuntum, para uma margem de erro de 3,4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%.

2 pensou em “Fernando Pessoa lidera com folga corrida eleitoral em Tuntum

  1. Tuntum-MA.
    Ana Isabel está preocupada se o Fernando ganhar as eleições em Tuntum, ela falou pra uma amiga e pediu segredo que está preocupada c[…]

Os comentários estão fechados.