Consulta oftalmológica e óculos gratuitos em ação social do Porto São Luís

Mais de 100 pessoas foram atendidas gratuitamente na ação social de saúde visual realizada na área do Porto São Luís, na localidade Cajueiro, nesta segunda (16) e terça-feira (17). O atendimento oftalmológico foi direcionado a trabalhadores do Porto São Luís e da Rota Nordeste (empresa contratada para a construção do empreendimento) e a moradores das comunidades do entorno. Incluiu consulta, medição da pressão ocular e óculos gratuitos ou a preços subsidiados.

A ação social foi realizada pelo Porto São Luís/Rota Nordeste, por meio do projeto Comunidade Ativa, e teve como parceiros o Sinduscon, Sindconstrucivil, SESI/Fiema, Óticas Carol e Hospital de Referência Oftalmológica (HRO). As consultas ocorreram na segunda-feira à tarde e na terça pela manhã. Os trabalhadores puderam obter os óculos simples ao preço subsidiado de R$ 60,00. Já os moradores obtiveram os óculos gratuitamente.

“A participação superou nossas expectativas. Havíamos previsto 60 atendimentos e foram realizados quase 100. Isso mostra que estamos no caminho certo. Ficamos muito felizes por viabilizar este serviço e ajudar os nossos trabalhadores e os moradores do entorno a cuidar da sua saúde visual”, afirmou a assistente social do Porto São Luís, Elaine Marques.

As consultas foram realizadas na unidade móvel oftalmológica do SESI/MA, que ficou estacionada ao lado do escritório do Porto São Luís. O atendimento voluntário foi realizado pelos médicos oftalmologistas do HRO: Eduardo Campos e Davi Sena de Freitas. “É sempre muito bom levar atendimento médico às comunidades. Atendemos os trabalhadores do Porto e os moradores do Cajueiro com consulta, medição da pressão ocular, receituário e prescrição de óculos quando necessário”, explicou o médico Eduardo Campos.

As facilidades da consulta oftalmológica e do novo óculos chegaram em boa hora para a dona de casa Davina Neres de Souza, moradora do Cajueiro. “Eu estava precisando. Meus óculos já não estavam bons. Não conseguia enxergar direito os nomes dos ônibus. Me consultar perto de casa e ganhar o óculos foram um presente”, declarou a moradora.

A mesma satisfação manifestou Antônio de Oliveira Valentim, trabalhador da Rota Nordeste. “Foi excelente poder me consultar no local de trabalho e providenciar logo o óculos. A gente sabe que precisa e fica adiando. Com o médico atendendo aqui na obra não tem desculpa”, ressaltou o trabalhador.

Comunidade Ativa

Esta foi a terceira ação do projeto Comunidade Ativa na área do Porto São Luís. A primeira foi o atendimento odontológico e a segunda a palestra sobre capacitação profissional. “O Comunidade Ativa é um projeto de responsabilidade social empresarial que está trazendo ações de saúde, educação e capacitação aos moradores das comunidades do Cajueiro e aos trabalhadores do Porto. Os resultados estão superando as expectativas e mais ações virão por aí”, destacou o presidente do Sinduscon/MA, Fábio Nahuz.

Entre as próximas ações do Comunidade Ativa já programadas para 2020 para a área do Porto São Luís estão cursos profissionalizantes de marcenaria e pedreiro.