Weverton e Roberto Rocha a favor da transferência do Coaf ao Banco Central

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (17) a medida provisória que transfere o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Economia para o Banco Central (BC) e reestrutura o órgão. A MP 893/2019, aprovada na forma do projeto de lei de conversão do deputado Reinhold Stephanes Junior (PSD-PR), segue para sanção presidencial.

O texto editado pelo governo perderia a validade nesta terça. Foram 51 votos favoráveis e 15 contrários. Dos senadores maranhenses, participaram da votação apenas Weverton Rocha (PDT) e Roberto Rocha (PSDB), ambos favoráveis à medida (veja aqui a lista completa de votação).

O Coaf tem a atribuição de produzir informações para prevenir e combater a lavagem de dinheiro, aplicando penas administrativas a entidades do sistema financeiro que não enviarem os dados necessários para esse trabalho de inteligência.

O texto enviado pela Câmara dos Deputados ao Senado traz alterações com relação ao encaminhado pelo Poder Executivo. Entre os pontos da matéria original retirados, estão a mudança de nome do Coaf para Unidade de Inteligência Financeira (UIF) e a transformação do plenário (órgão colegiado) em conselho deliberativo. Além disso, destaque aprovado por acordo entre os partidos retirou, das atribuições do órgão, a de produzir informações para o combate ao financiamento do terrorismo.

Um comentário em “Weverton e Roberto Rocha a favor da transferência do Coaf ao Banco Central

Os comentários estão fechados.