Braide foi o maranhense que menos gastou verba da Câmara em 2019

Do blog do Jorge Aragão

O jornal O Estado do Maranhão, nesta quinta-feira (16), fez uma matéria com o levantamento dos custos dos 18 deputados federais maranhenses aos cofres públicos. Os custos são relacionados a salários, verba de gabinete e cota parlamentar.

No referido levantamento, coube mais uma vez ao deputado Eduardo Braide (Podemos) se destacar e liderar o ranking dos deputados que menos gastaram. O valor universal foi alcançado de quatro formas: salário (comum a todos), verba de gabinete (opcional), cota parlamentar (opcional) e auxílio moradia (opcional).

No quesito das verbas de gabinete, Eduardo Braide ficou na segunda colocação, entre os que menos gastaram. Somente Márcio Jerry (PCdoB), gastou menos do que Braide.

Já no quesito de cota parlamentar, Eduardo Braide ficou na terceira colocação, entre os que menos utilizaram essa verba. Somente Bira do Pindaré (PSB) e Pastor Gildenemyr (PL) gastaram menos que Braide.

No entanto, foi na questão do auxílio moradia o grande diferencial de Braide, conforme o Blog já abordou anteriormente (reveja). O auxílio moradia dos deputados é feito de duas formas: com verbas no valor de R$ 4.253,00 ou ocupando um dos 432 apartamentos funcionais que a Câmara Federal tem em Brasília.

Eduardo Braide foi o único deputado maranhense que não recebeu auxílio e nem ocupou um apartamento funcional. Outros 14 ocupam apartamentos funcionais e três recebem o valor do auxílio.

Além disso, Braide foi o único parlamentar maranhense que teve 100% de presença de dias nas sessões deliberativas. A informação está no próprio site da Câmara Federal e foi destacada pelo Blog no último dia de 2019 (reveja).

E foi desta forma, que Eduardo Braide se tornou o deputado federal “mais barato” aos cofres públicos.