Roberto Rocha esmiúça ‘grande balela’ do piso dos professores do Maranhão

A GRANDE BALELA

Você é desses que acreditou que o revolucionário Governo do Maranhão e seu grande timoneiro, Flávio Dino, estão pagando os maiores e os mais decentes salários aos professores do Brasil? Será que teve início, no estado mais pobre da Federação, a Grande Marcha rumo ao socialismo e à emancipação dos pobres?

Que tal conhecer, primeiramente, alguns fatos? Você sabia que durante o seu primeiro plano quinquenal, ou seja, nos primeiros 5 anos de governo, ainda havia professores recebendo abaixo do piso salarial nacional? E que isso só foi corrigido agora, com os reajustes concedidos no início do sexto ano da administração? Quem diz isso não sou eu, mas o Sindicato dos Professores, que, candidamente afirma em seu material publicitário que “a partir de agora nenhum trabalhador em educação do Estado vai receber abaixo do piso salarial”.

Mas, não é só isso. Nesses cinco anos, servidores públicos não tiveram aumento real. E pior, esse reajuste concedido, agora será comido pela alíquota previdenciária que subiu para até 14,5% no final do ano passado. Ou seja, o Governo deu com uma mão e tirou com a outra.

Mas, afinal, que salário é esse superior a 6 mil reais que os professores do Maranhão, por meio do seu sindicato, ostentam para mostrar que quando há compromisso social, tudo é possível, mesmo sem haver crescimento econômico real para sustentar a patranha?

Esse salário refere-se a apenas em torno de 7% dos professores do Estado, e já estão computados no valor as gratificações, como a GAM (Gratificação sobre Atividade do Magistério). Além disso, ainda incidirão descontos da Previdência e do Imposto Retido na Fonte. Mas, o que é mais extraordinário, é que nem foi o Governo Flavio Dino quem elevou esse patamar salarial. Ele está presente desde o Governo Jackson Lago, conforme se lê na obra de Jonathan Almada, atual reitor do IEMA, sobre o legado do saudoso ex-governador.

Nesse caso, pelo menos, com as tintas sóbrias da verdade acadêmica, e não com os confetes do marketing político.

Portanto, além de não ser o pai da criança, o genial guia e condutor dos povos oprimidos nordestinos ainda tira uma lasquinha do esforço de tantos que lutaram por essa conquista.

Claro que é meritório ter compromisso com a educação e com os educadores. Mas, o que não é honesto, é agir para construir uma imagem falsa, corroborada por uma imprensa acrítica e um sindicalismo de cooptação. No velho estilo leninista, com forte inteligência tática, mas nenhum escrúpulo, o nosso governador age atraindo figuras do centro político, da mesma forma que prometeu fazer “uma revolução capitalista” no Maranhão. Quem quiser que compre o bode vermelho.

Senador Roberto Rocha

3 pensou em “Roberto Rocha esmiúça ‘grande balela’ do piso dos professores do Maranhão

  1. Desde o começo, Rocha, não era pra tu tá junto com esse cara. Tu devia procurar saber que era Flávio, quais as intenções dele, a ideologia que ele carrega. Não me venha reclamar daquilo que você já deveria saber desde 2014.

  2. Senador Roberto Rocha, você é um Político que pensa no bem da População do Maranhão, consiga os (POSTOS DO SAMU) nas Cidades que não tem, isso vai ajudar a salvar vidas das pessoas humildes.

  3. E os professores aposentado será que vai entrar porque nois não tivemos nem um aumento quer dizer que agente não come mais nem paga aluguel e os remédio também temos que comprar, só sabe cobrar imposto de renda absurdo e agora vem mais despezas pra cobrar da gente quer dizer que todos morreram hein.

Os comentários estão fechados.