Presidente do Porto São Luís informa medidas de prevenção ao coronavírus e lamenta discriminação a chineses

Diante da preocupação crescente com a disseminação do novo coronavírus (2019-nCoV), a presidência do Porto São Luís tranquiliza colaboradores, moradores do entorno, parceiros comerciais e a população em geral informando que adotou todas as medidas de prevenção, monitoramento e atenção recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), autoridades brasileiras e chinesas para evitar contaminação e riscos. Ao mesmo tempo, a presidência do Porto São Luís lamenta que os irmãos chineses estejam sendo alvo de discriminação por causa de desinformação e preconceito.

“Não há motivo para pânico ou discriminação. Na área do Porto São Luís nenhum colaborador esteve recentemente na China. E a orientação é para que evitem viagens para lá, até que a situação esteja normalizada. Os que viajaram para lá, estão cumprindo quarentena e evitando viagens internacionais”, esclareceu o CEO do Porto São Luís, César Gazoni.

O esclarecimento de César Gazoni ocorre porque o Porto São Luís é um terminal de uso privado, com investimento da China Communications Construction Company (CCCC), maior companhia de infraestrutura da China (em conjunto com as empresas nacionais WPR e Lyon Capital). “O Porto São Luís tem dezenas de colaboradores chineses e é importante destacar que a empresa CCCC South America, o braço sul-americano da CCCC, adotou medidas de prevenção tão logo se espalharam as notícias do novo coronavírus”, destacou o executivo.

Cesar Gazoni ressalta que a CCCC South America determinou as medidas prezando pela saúde e bem-estar de todos os seus colaboradores, clientes e parceiros comerciais. “A empresa acompanha o desenvolvimento dos fatos para evitar qualquer tipo de risco e irá adotar todas as medidas recomendadas pela OMS e autoridades competentes até que a situação esteja normalizada”, acrescenta Cesar Gazoni.

Confira as medidas adotadas pela CCCC South America:

1 – Determinação para que todos os colaboradores que estiveram ou estejam na cidade chinesa de Wuhan e em outras cidades da província de Hubei no último mês não realizem viagens internacionais.

2 – Os colaboradores que estão ou estiveram em outras partes do território chinês no último mês também devem evitar viagens internacionais. Caso seja estritamente necessária a viagem, o colaborador deve realizar uma avaliação médica e só poderá viajar se estiver em plenas condições de saúde e devidamente autorizado pelo médico.

3 – Durante 14 dias, após a chegada ao destino, o colaborador trabalhe no regime home office (de casa), utilize máscara protetora e evite contato com outras pessoas. Após esse período, esse colaborador deverá realizar um novo exame médico e, caso esteja apto, poderá retomar suas atividades normalmente.