Escutec/OEstado aponta liderança de Fernando Pessoa em Tuntum

A primeira Pesquisa Escutec/O Estado realizada em Tuntum em 2020 revela que, se fosse hoje, a eleição para prefeito da cidade seria vencida com tranquilidade pelo deputado estadual Fernando Pessoa (SDD). Realizada entre os dias 31 de janeiro e  2 de fevereiro, a consulta mostra o parlamentar à frente em todos os cenários.

No primeiro deles, espontâneo – quando o eleitor cita o seu voto sem que lhe sejam apresentados os candidatos -, Pessoa aparece com 36% das intenções de voto – mesmo percentual apresentado na última pesquisa de 2019, quando ainda não era necessário o registro na Justiça Eleitoral.

O segundo colocado é Dida do Tio Luís, cpom 19%. Ele substituiu na disputa o pecuarista Maurício Seabra, atual secretário de Saúde e de Finanças da gestão Cleomar Tema (PSB). O prefeito, que não poderá ser candidato porque já é reeleito, surge com 7%.

No cenário estimulado, quando o disco de candidatos é apresentado aos entrevistados, a liderança de Fernando Pessoa é ainda maior: ele aparece com 52% dos votos, contra apenas 30% de Dida do Tio Luís. Outros 10% dos eleitores disseram não votar em nenhum dos dois e, ainda, 8% não sabem em quem votar, ou não responderam.

O deputado Fernando Pessoa também vai melhor no quesito rejeição. Segundo o Escutec, 45% disseram não votar de jeito nenhum no pré-candidato Dida do Tio Luís. Nesse caso, apenas 29% disseram rejeitar o parlamentar.

Dado de destaque na pesquisa diz respeito à avaliação da gestão Cleomar Tema que segue em baixa. Segundo o Escutec, 55% dos eleitores dizem que Tuntum está “no rumo errado”, contra 32% que acreditam que a cidade está “no rumo certo”.

Em linha com essa percepção está a reprovação do atual prefeito. De acordo com os entrevistados, a gestão é reprovada 59%, e aprovada por apenas 37%.

A pesquisa Escutec foi contratada pelo jornal O Estado e ouviu 400 eleitores de Tuntum, para uma margem de erro de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o número MA-3138/2020.

Um comentário em “Escutec/OEstado aponta liderança de Fernando Pessoa em Tuntum

  1. Tema quis abraçar o mundo, bancou uma campanha carissima da Daniela onde ela foi derotada em TODAS as urnas em Tuntum, depois por devaneios dela tentou lançar o nome dela em presidente dutra, onde nunca vingou, passa de 3 meses com salário de servidores em atraso e por essas e outras deixou q esse menino mostrasse seu potencial, São 28 anos no poder já tá passando da hora de passar o bastão pra quem tem outra visão do q é administração publica

Os comentários estão fechados.