Fora do PCdoB, Duarte Jr. vira alvo de vazamentos que implicam gestão no Procon

O deputado estadual Duarte Júnior, pré-candidato do Republicanos à Prefeitura de São Luís, viu aumentar, nesta semana, a possibilidade de ter problemas com a Justiça Eleitoral por suposto abuso de poder no Procon-MA durante as eleições de 2018,

O parlamentar, como se sabe, responde a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) protocolada pela Procuradoria Regional Eleitoral no Maranhão (PRE-MA) no TRE-MA. No processo, o então procurador eleitoral no estado, Pedro Henrique Castelo Branco, apontou abuso da promoção pessoal de Duarte Júnior via Procon-MA. (saiba mais).

Agora, surgem áudios e trocas de mensagens que, aparentemente, corroboram as acusações da Procuradoria.

O material foi extraído (ou vazado) do Telegram. Nas conversas, Duarte pede empenho de funcionários do órgão em prol da sua campanha a deputado estadual, reclama da postura passiva de alguns membros do grupo denominado “Vingadores” – referência ao filme da Marvel do qual o parlamentar e seus seguidores são fãs – e orienta a divulgação de material em grupos onde haja servidores do Viva/Procon.

Procurado pelo Blog do Gilberto Léda, via assessoria, ele ainda não se manifestou sobre o assunto.

O caso, no entanto, não deixa de ser, pelo menos curioso.

Duarte Jr. deixou o Procon ainda em 2018, por conta da campanha eleitoral. Lá deixou a então namorada, hoje noiva, Karen Barros. Eles já respondem a essa ação na Justiça Eleitoral deste aquele mesmo ano.

Por que razão apenas agora esses áudios e conversas vazaram? Teria isso algo a ver com a saída do deputado do PCdoB, onde não conseguiu apoio a sua pré-candidatura a prefeito?

São questionamentos que, se respondidos, não diminuem a gravidade das acusações contra o parlamentar. Mas podem ajudar a entender os motivos e a elucidar outra importante questão: por que só agora?