URGENTE! Dois casos suspeitos de coronavírus são monitorados no MA

O Governo do Maranhão informou há pouco, por meio de nota, que monitora dois casos suspeitos de coronavírus no estado. Os pacientes receberam os primeiros atendimentos e já coletaram amostras que serão examinadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA) e posteriormente encaminhados para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Pará.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já está adotando as medidas previstas no Plano de Contingência para o COVID-19 no Maranhão, elaborado em conformidade com o Plano de Contingência Nacional e Gestão de Riscos. Os resultados iniciais das amostras coletas pelo Lacen saem em até uma semana.

Um dos casos foi identificado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais. A paciente, vinda da Itália, apresentou comprometimento respiratório com sintomas como febre alta, tosse e cansaço progressivo. A paciente encontra-se em isolamento na UPA e, por conta da necessidade de internação devido ao quadro clínico, aguarda transferência para o Hospital Dr. Carlos Macieira, uma das unidades de saúde de referência para o atendimento a casos suspeitos no Maranhão.

Classificado como leve, até o momento, o outro caso foi identificado na UPA do Itaqui-Bacanga, em jovem que relatou ter passado por países como China, França e Japão, onde foram identificados casos da doença. A paciente chegou em São Luís há quatro dias e apresenta sintomas como dispneia e tosse seca. Por não apresentar quadro clínico com necessidade de internação, a paciente permanecerá em isolamento na unidade de pronto atendimento.

4 pensou em “URGENTE! Dois casos suspeitos de coronavírus são monitorados no MA

  1. Muito estranho. Cara viajou por China, Japão e França e procura atendimento em uma UPA. Era de se esperar que alguém com condições financeiras de fazer viagem internacional, procurasse atendimento particular. Além disso, se os sintomas são leves, porque ficou em isolamento na UPA? Deveria ter ficado em isolamento no próprio domicílio. Foi assim com o único caso confirmado até agora em São Paulo.

  2. Esse Vírus está quase 03 meses na China e sendo notícia todos os dias na televisão, o Maranhão deveria no mínimo, ter um local já reservado para casos que iriam surgir aqui, pois esse vírus vai se espalhar n9 mundo e morrer milhões de pessoas, Flávio Dino querendo ser candidato a Presidente (loucura), induzido por meia dúzia de pessoas doida para ele largar o governo para assumir e meter uma cruzeta nele, enfim, estão esperando uma vaga no Hospital Carlos Macieira para transferir o paciente, era para ter um local com 100 leitos reservado há muito tempo, a saúde do Maranhão piorou muito, as UPAS fede demais, tudo desorganizado, cabide de emprego de politicos, sentimos falta de uma Adminsitracao Ricardo Murad, as UPAS, eram melhores que Hospital Público!

  3. Pingback: SES vai apurar relato de paciente com coronavírus no São Domingos - Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.