Wellington diz que assessor de Duarte criou fake em 2018; caso está na PF

O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) denunciou ontem (9), em discurso na Assembleia Legislativa, que um assessor do deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) está sendo investigado pela Polícia Federal num inquérito que apura o uso de perfis fakes para atacar o tucano nas eleições de 2018.

O parlamentar apresentou dados fornecidos pelo Facebook que ligariam Thiago Rios, assessor parlamentar do pré-candidato a prefeito republicano, e sua esposa, Christianne Pereira Portelada, ex-servidora do Procon, à criação de uma conta no Instagram para ridicularizá-lo.

“O registro que foi feito para produzir essas fake news nos trouxe uma revelação: o e-mail produzido, um tal de barbarella@vivacriações. E chegamos à autoria de duas pessoas: Christianne Pereira Portelada. Mas o estarrecedor é que quem estava criando os fake news é funcionário do Estado do Maranhão, é funcionário do governador Flávio Dino, e era lotada no órgão Procon, como chefe de assessoria de comunicação do Procon. Cargo comissionado, salário de mais de R$ 7 mil. A esposa e, pasmem, o marido [de Christianne Portelada, Thiago Rios], os dois lotados no Governo do Estado do Maranhão. Isso não é grave, é gravíssimo”, destacou Wellington ao apontar as nomeações de ambos no órgão estadual de defesa do consumidor, e, depois, a nomeação de Rios no gabinete de Duarte.

“E porque que ele [Thiago Rios]não é mais funcionário do Procon? Porque ele foi exonerado do Procon. Ele é ex-funcionário do Procon, porque atualmente está no gabinete do deputado Duarte Júnior. Se essas ligações fazem algum sentido para os senhores, já está sendo investigado pela Polícia Federal também”, completou.

Durante o discurso, Wellington pediu que Duarte permanecesse em plenário, mas este acabou deixando o local ao atender a um telefonema (veja aqui).

Procurados pelo Blog do Gilberto Léda, nem Duarte Júnior, nem Thiago Rios comentaram o assunto. O blog segue aberto a esclarecimentos.

Entenda o caso

Dados fornecidos pelo Facebook após determinação judicial no âmbito de um inquérito aberto pela Polícia Federal para apurar o uso de perfis fake em ataques ao deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) na campanha eleitoral de 2018 (saiba mais) apontam que o assessor do deputado estadual Duarte Júnior (Republicano) e a esposa dele, uma ex-assessora do Procon-MA, podem ter relação com a criação das contas.

Um dos perfis denunciados foi o chamado de “Wellington Discurso”, criado no Instagram em dezembro de 2016 aparentemente com o único propósito de desconstruir a imagem do tucano. Ele acabou sendo tirado do ar por decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), ainda em 2018. A corte determinou, então, que o Facebook – dono do Instagram – fornecesse os dados da conta.

Após a abertura do inquérito na PF – e com o envio de dados de IPs – chegou-se ao e-mail “[email protected]”, da Viva Criações Inteligentes como provável origem do perfil fake.

A Viva Criações Inteligentes é uma empresa de marketing digital, aberta em nome de Christianne Portelada, ex-diretora de Orientação ao Cidadão dos Vivas, órgão vinculado ao Procon-MA, na gestão Karen Barros.

Christiane Portelada é esposa de Thiago Rios, que foi assessor técnico também no Procon-MA e atualmente figura como assessor técnico parlamentar especial do deputado Duarte Júnior na Assembleia.

Vazamentos

O deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) se viu envolvido, nas últimas semanas, em denúncias de uso de fakes em sua campanha eleitoral daquele ano. Áudios atribuídos a ele, além de prints de grupos no aplicativo Telegram que teriam sido criados por sua assessoria, mostram o parlamentar supostamente exercendo poder sobre servidores do Procon-MA e apoiadores para que mobilizassem uma rede de perfis falsos a seu favor – atacando quem o criticava e exaltando suas ações.

Os diálogos remetem às eleições de 2018. O deputado nega todas as acusações. Ele disse em nota que os dos áudios e prints foram manipulados ou são falsos.

5 pensou em “Wellington diz que assessor de Duarte criou fake em 2018; caso está na PF

  1. Eu acho que ñ foi Wellington que falou isso, que mostrou isso foram as investigações.

    Outra Gilberto ja ja vai aparecer a galera aí postando contra Wellington é o tipo da coisa : “Vai lá e comenta o que a gente combinou”

  2. As pessoas acham que Duarte Jr por ser bonitinho, com cara de bom moço é uma pessoa do bem, não é!
    Duarte é […] em alto grau, ele não cede, não desiste, não tem palavra, faz qualquer coisa[…] para se […], vai além de qualquer[…].
    È um mostro […]s para se […].
    O pior dos […]como ele é que não admitem seu distúrbio e não tem cura!

  3. Esse Duarte Junior se fosse em um Estado sério jamais seria eleito a alguma coisa. No Maranhão acontece de tudo.

  4. Pingback: Prestes a fechar com Duarte, Wellington tem encontro com Brandão - Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.