São Luís agora tem serviço de coleta seletiva domiciliar

A coleta seletiva porta a porta se tornará realidade em São Luís. O prefeito Edivaldo Holanda Junior anunciou que o serviço começa a ser prestado na segunda quinzena deste mês. A implantação da coleta seletiva porta a porta faz parte da macropolítica de gestão de resíduos sólidos implantada pelo prefeito Edivaldo, reforçando os índices de reciclagem de São Luís, que hoje é o maior de toda a região Nordeste. População deve ficar atenta sobre como funcionará o serviço.

“A política de resíduos sólidos é um dos legados da nossa gestão. A desativação do Aterro da Ribeiro, realizado há quase cinco anos é o marco dos avanços dessa política que segue avançando e agora tem o reforço com a coleta seletiva porta a porta. Hoje, temos 17 Ecopontos em pleno funcionamento e outros que serão entregues ao longo deste ano onde a população já pode fazer a entrega dos materiais recicláveis. A coleta seletiva porta a porta vem para complementar e ampliar todo o trabalho que já desenvolvemos para fazer de São Luís uma cidade cada dia mais sustentável, garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população”, destacou o prefeito Edivaldo.

Coleta

O serviço de coleta seletiva porta a porta funcionará por meio de agendamento. Será disponibilizado um número para o qual o cidadão poderá ligar ou mandar mensagem de texto, informando que dispõe de resíduo reciclável para a coleta. A partir disto, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana terá um prazo de três dias para recolher o resíduo na residência do cidadão. A coleta ocorrerá de segunda-feira a sábado.

Para ter acesso ao serviço, é necessário que o cidadão cumpra alguns requisitos básicos. É possível solicitar a coleta seletiva quando a quantidade de material acumulado for igual ou superior a 100 litros, ou seja, um saco de lixo grande. A partir disto, o interessado deve entrar em contato, informando o local de coleta e as demais informações solicitadas.

O serviço é exclusivo para os cidadãos, considerados pequenos geradores. Empresas e demais grandes geradores devem entregar seu material reciclável diretamente às cooperativas de catadores de materiais recicláveis cadastradas na Prefeitura.

O material não deve ser disposto na rua, pois a equipe da coleta seletiva vai bater na porta do cidadão para receber o material. No caso de quem mora em apartamento ou condomínio fechado, o agente de limpeza urbana responsável pela coleta irá pedir para a portaria interfonar. O veículo da coleta seletiva será devidamente identificado.

De acordo com a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, o início da coleta seletiva porta a porta é um novo marco da gestão de resíduos sólidos em São Luís. “Ela é a culminância de todo o planejamento que temos executado desde o início da primeira gestão do prefeito Edivaldo, quando a gestão de resíduos sólidos em São Luís foi profissionalizada, os serviços foram aprimorados e ampliados com ações transversais entre a limpeza urbana e a preservação ambiental, da saúde pública e o incentivo às cooperativas de catadores de materiais recicláveis. A coleta seletiva porta a porta vem fortalecer todo este trabalho que está sendo executado pela gestão municipal”, disse.

2 pensou em “São Luís agora tem serviço de coleta seletiva domiciliar

  1. Pingback: Edivaldo transforma gestão de limpeza de São Luís em referência no país - Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.