Empresa vai aumentar produção de remédio contra a Covid-19

Pfarma

A Apsen Farmacêutica que produz o Reuquinol (hidroxicloroquina) emitiu na manhã de hoje (20), um comunicado informando que que está se organizando e realizando esforços para aumentar a produção da hidroxicloroquina.

A empresa também publicou uma nota oficial sobre o medicamento e um comunicado sobre mensagens que estão circulando via WhatsApp que falsamente dizem que são de funcionários da empresa.

Recentes publicações e extensa divulgação na imprensa mundial nesta quinta-feira (19), de que a hidroxicloroquina pode ser um remédio eficaz contra o coronavírus, levaram a população brasileira e, até mesmo instituições de saúde, a uma corrida pelo medicamento (saiba mais).

Desde então, a Apsen está realizando todos os esforços para aumentar a produção do medicamento, para que possa, assim, atender a todas as solicitações.

Com matéria-prima importada, o aumento de produção depende, contudo, da superação de dois entraves principais: a capacidade produtiva dos fabricantes e a questão logística, devido à restrição de transporte aéreo em várias partes do mundo.

“Estamos em contato com os fabricantes para que consigamos embarcar mais de duas toneladas da matéria-prima. Vamos usar todos os meios que estiverem ao nosso alcance para aumentar nossa produção. Estamos também em contato com o governos de São Paulo e Federal para que nos auxiliem nessas negociações”, explica Renata Spallicci, diretora de assuntos corporativos da Apsen.

O sulfato de hidroxicloroquina é uma molécula que foi desenvolvida para o tratamento da malária e tem sido usado há muitos anos para o tratamento da artrite reumatoide.

Pesquisadores de várias partes do mundo afirmam estar usando com sucesso o princípio ativo contra a COVID-19.

Por fim, a Apsen, preocupada com a situação pandêmica e reforçando seus valores essenciais em cuidar das pessoas, está disposta a colaborar com as autoridades de saúde pública, procedendo a doação para o tratamento da Covid-19, considerando ainda assegurar o atendimento a outros pacientes que já fazem uso crônico da medicação para outras indicações.

Nota Oficial da Apsen sobre o Hidroxicloroquina

Apesar de promissores, não existem estudos conclusivos que comprovam o uso desses medicamentos para o tratamento da COVID-19. Portanto, não há recomendação da Anvisa e nem da Apsen, no momento, para a sua utilização em pacientes infectados ou mesmo como forma de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus.

Milhares de pacientes que fazem uso crônico de hidroxicloroquina tem encontrado dificuldade para comprar os produtos nas farmácias e drogarias, trabalharemos com os nossos parceiros (Redes e Distribuidores) no sentido de garantir a continuidade do tratamento para esses pacientes.

Recomendamos que apenas pacientes com prescrição médica comprem o produto e acompanharemos diariamente todas as novas informações sobre o assunto junto às autoridades da saúde pública.

A Apsen está torcendo e fazendo todos os esforços na antecipação da produção para que se comprovarmos a eficácia da molécula ninguém deixe de ser beneficiado no tratamento.