Preocupante

Da coluna Estado Maior

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gannardo dos Reis, informou na noite do último sábado, por meio do twitter, que São Luís é a quinta capital do país em número de mortos pelo Covid-19, o novo coronavírus, a cada 1 milhão de habitantes.

Pelo levantamento da pasta, a capital maranhense registrava até a noite de sexta-feira 14,5 mortes para cada 1 milhão de habitantes, atrás no quesito apenas de São Paulo, Fortaleza, Recife e Manaus.

Na ocasião da elaboração do relatório, o Maranhão já havia registrado 21 mortes. Destas, 19 somente na capital. Outras duas mortes no município de Paço do Lumiar.

Já na noite de sábado, o estado registrava 24 óbitos. Vinte e um destes, na capital.

Os três últimos casos de morte por causa da doença em São Luís tiveram como vítimas mulheres. A primeira tinha 76 anos e um quadro de hipertensão arterial; a segunda, de 80 anos, tinha quadro de hipertensão e diabetes, e a terceira vítima, de 68 anos de idade, apresentava histórico de doença reumatológica.

No atual cenário do estado, contudo, há uma boa notícia: segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 65 pessoas já foram recuperadas do coronavírus. E entre estas, há aquelas que se enquadram no grupo de risco.

Uma esperança em meio à batalha enfrentada no estado.

Um comentário em “Preocupante

  1. Isso significa que o número de infectados é 15 vezes maior que o registrado. Sabe onde está a curva? No supermercados Mateus. A população tem lotado o estabelecimento feito de lá uma espécie de shopping. Esse final de semana estava lotado com fila pra entrar. A população não ajuda e os supermercados Mateus, infelizmente, tem sido o agente propagador da doença em São Luís e se não houver controle, o centro da pandemia será aqui.

Os comentários estão fechados.