Governo comemora mais respiradores, mas não instala leitos

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), segue comemorando nas redes a chegada de novos respiradores para o sistema estadual de saúde.

Na madrugada desta quarta-feira (29), desembarcaram em São Luís mais 104 dos equipamentos. São 80 adquiridos por meio de doações de empresários, e outros 24, dos 68 que haviam sido retidos em São Paulo, mas liberados após decisão do STF (reveja).

Ocorre que os respiradores de nada servem se não estiverem instalados em leitos de UTI, que não são montados por meio do Twitter. E, como mostrou o Blog do Gilberto Léda ontem (28), o Governo do Maranhão tem falhado na tarefa de ativar as unidades de terapia intensiva (saiba mais).

Tomando por base os dados da própria Secretaria de Estado da Saúde (SES), no dia 14 de abril, quando 107 equipamentos chegaram da China, após a “operação de guerra“, o Maranhão contava com 132 leitos de UTI exclusivos para infectados pelo novo coronavírus – 80 dos quais em São Luís (veja aqui).

Doze dias depois, em 26 de abril, o sistema estadual registrava 193 leitos de UTI – 112 em São Luís (veja aqui). O número seguia o mesmo mesmo até a noite de ontem, de acordo com boletim da SES.

Ou seja: o estado tinha 46 respiradores sobrando, que agora somam-se a mais 104.

Enquanto isso, a capital maranhense tem 100% dos leitos de UTI da rede estadual já ocupados por pacientes de Covid-19 (leia mais).

3 pensou em “Governo comemora mais respiradores, mas não instala leitos

  1. Respirador sem UTI é a mesma coisa de roda sem o carro. Como sempre o desgovernador querendo impactar com mentiras ou meias verdades. Onde está o “amigo da onça” para defendê-lo? Nem agora e nem nos gráficos mentirosos.

  2. Pingback: Após pressão, governo abre novos leitos no Maranhão - Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.