URGENTE! Justiça manda Flávio Dino decretar lockdown em São Luís

O juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, determinou hoje (30), em caráter liminar, que o governador Flávio Dino (PCdoB) decrete lockdown de 10 dias na Ilha de São Luís.

O comunista tem relutado a tomar tal decisão, mesmo com o colapso do sistema de Saúde na capital, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Pelo despacho, todas as atividades não essenciais devem ser suspensas a partir do dia 5 de maio, quando deixa de vigorar o atual decreto governamental que permite abertura de várias categorias de comércio não essencial, como óticas, lojas de material de construção e de confecções.

O magistrado atendeu a um pedido do Ministério Público que alegou que, mesmo com a perspectiva de ampliação de leitos na capital, com a criação de um hospital de campanha no Multicenter Sebrae, o prazo final para a instalação é de 45 dias.

No seu despacho, ele destacou que as medidas de isolamento e distanciamento social já adotadas pelo Governo do Maranhão não estão surtindo efeito e, como resultado, estão causando “estrangulamento tanto da rede pública, quanto da rede privada de saúde.

“Para o presente momento as medidas de distanciamento social estão se mostrando ineficazes para contenção da propagação do vírus causador da COVID-19, demandando do Poder Público a adoção de medidas mais intensas para evitar um colapso do sistema público de saúde, que, na Capital, já se evidencia, com a lotação máxima dos leitos de UTI destinados a pacientes com COVID-19. E o estrangulamento não se resume à rede pública. Hospitais privados já noticiam que a capacidade máxima de seus leitos para pacientes com COVID-19 foi atingida, a exemplo do Hospital São Domingos, e requerem do Poder Público a adoção de medidas de isolamento mais enérgicas”, destacou.

O juiz também determinou que o Estado fiscalize “de forma efetiva as medidas de distanciamento social/lockdown” e proibiu as prefeituras da Ilha de efetivar qualquer medida contrária ao decreto, além de obrigá-las a usar a publicidade oficial para informar “de forma
mais incisiva a letalidade que resultará do colapso do Sistema de Saúde, em razão do descumprimento das regras de distanciamento social”.

Baixe aqui a íntegra da decisão.

13 pensou em “URGENTE! Justiça manda Flávio Dino decretar lockdown em São Luís

  1. Pingback: Com lockdown, caminhadas na Litorânea e Espigão serão proibidas - Gilberto Léda

  2. Na verdade, se tratou de uma verdadeira combinação!! Agora, o Governo não poderá ser cobrado pelo empresariado por ter tomado uma medida tão drástica (mesmo sendo acertada ou não).

  3. Pingback: Dino confirma que vai cumprir decisão e decretar lockdown - Gilberto Léda

  4. Isso foi tudo combinado com o governador.
    Caso o governador fechasse o comércio perderia popularidade.
    Só aqui no Maranhão o poder judiciário come na mão do governador.

  5. A ditadura do judiciario a todo vapor. A incompetencia do governo e do secretario de saude é inadimissivel. FD se superou na incompetencia . A culpa antes era de Sarney, agora de Bolsonaro. Toma vergonha nessa cara preta safado.

  6. Concordo plenamente mas, o “lockdown” é competencia do Poder Executivo e não do Judiciário.O Supremo está fazendo escola.

  7. Pingback: Lockdown: decisão escancara falhas no combate à Covid-19 no MA - Gilberto Léda

  8. Pingback: Lockdown: decisão escancara falhas no combate à Covid-19 no MA – Codó News

  9. Pingback: Yglésio critica lockdown por decisão judicial no Maranhão - Gilberto Léda

  10. Pingback: No Pará, Justiça indeferiu pedido de decreto de lockdown - Gilberto Léda

  11. Pingback: Justiça decide hoje se estende lockdown em São Luís - Gilberto Léda

  12. Pingback: Justiça decide hoje se estende lockdown em São Luís - Mídia São Luís

Os comentários estão fechados.