Simplício propõe pacto e protocolos de segurança com segmentos da economia

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia do Maranhão, Simplício Araújo (SD), tem liderado as discussões para a elaboração de protocolos para uma possível retomada de atividades econômicas, que deve ser de forma progressiva, e ainda passar pelo comitê científico do estado e pela decisão final governador Flávio Dino (PCdoB) – o governador aponta o dia 21 de maio como data provável (leia mais).

Durante as diversas videoconferências realizadas por Simplício, a principal defesa é a adoção de medidas sanitárias que garantam a higiene e segurança para clientes, trabalhadores e estabelecimentos no entorno.

Simplício Araújo ressalta que nada voltará a ser como antes, e prega o cumprimentos dos protocolos.

“Neste momento o diálogo é mais importante do que nunca, pois não há ainda previsão para a volta das atividades, mas quando houver a possibilidade da volta, não poderemos mais ter interrupção no funcionamento do comércio, indústria e escolas, afinal, pior que não voltar, é voltar e ter que parar de novo. Por isso esses protocolos precisam ser construídos e respeitados por todos”, ressaltou Simplício Araújo (saiba mais).

O secretário da Seinc frisou que no setor de bares e restaurantes, por exemplo, será praticamente impossível trabalhar no sistema de self-service, assim como vão ter que oferecer equipamentos de proteção para os funcionários e clientes.

Todo o trabalho é para que no caso da retomada das atividades, possa ser garantido a segurança das pessoas e evitar a proliferação da doença.

Simplício já esteve reunido com entidades empresariais, sindicatos, segmentos da educação, contrutoras e entidades empresariais da construção civil, donos de shoppings centers, empresas como Vale, Alumar, Eneva, Cimenteiras, Distribuidoras de Combustíveis, Suzano e VLI Logística, assim como o Porto do Itaqui.

Na terça-feira (12), está prevista uma reunião com o setor hoteleiro, atacadistas e donos de bares e restaurantes.