Covid-19: redução da testagem gerou ‘queda’ de casos em SLZ, não lockdown

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, apressou-se, ontem (12), para comemorar suposta queda no número de novos casos de Covid-19 registrados na Região Metropolitana de São Luís.

Foram 166 novos casos nos quatro municípios da Ilha, segundo novo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Segundo ele, resultado do lockdown (saiba mais).

A matemática – e a lógica -, no entanto, contrariam essa tese.

Vamos primeiro à lógica: muitos dos testes ainda realizados no Maranhão levam dias (às vezes até mais de uma semana) para produzirem resultados. Portanto, por uma questão de lógica, o mais correto seria avaliar os efeitos do lockdown uma semana, dez dias, após seu término.

Mas há, ainda, os números. E eles também não são favoráveis ao titular da SES.

Segundo dados da própria pasta – compilados pelo Blog do Gilberto Léda a partir dos boletins epidemiológicos oficialmente emitidos -, o Maranhão manteve uma média de 2,4 mil testes realizados a cada três dias entre 6 e 10 de maio.

Foram 2.497 testes realizados entre os dias 6 e 8 de maio, e outros 2.431 entre 8 e 10 de maio. Algo em torno de 800 testes por dia, na média.

A partir dessa data, no entanto, o número diário de testes cai quase pela metade: foram 1.507 testes realizados entre 10 e 12 – média de aproximadamente 500 testes por dia.

Agora, alia-se a matemática à lógica: se há menos testes sendo realizados, parece lógico que menos novos casos sejam descobertos – no Maranhão, de forma geral, e na Ilha de São Luís, especificamente.

Nada a ver com lockdown…

7 pensou em “Covid-19: redução da testagem gerou ‘queda’ de casos em SLZ, não lockdown

  1. Acertou em cheio blogueiro!!se faz menos teste ,menos resultado positivo tem!sábado último,dia 09/05 , minha mae foi a Upa do Araçagi,com uma tomografia do tórax em mãos (feito particular),com 60% do pulmão comprometido,e nem assim fizeram o teste do covid,agora eu entendi porque de não fazer!!! marketing,este governo faz só isso!

  2. Existe uma incoerência na matéria. Se você falou que os resultados demoram dias (até semanas) como que a diminuição de testes nos dias 10 a 12 estariam afetando as estatísticas (hoje)? Sendo que esses resultados ainda vão sair.

    • Se o resultado não saiu ainda, ou se o teste não foi realizado, em ambos os casos não se registra caso novo. Deu pra entender agora?

  3. Pingback: Yglésio mostra que redução de testes 'derrubou' casos de Covid-19 no MA - Gilberto Léda

  4. eles não estão fazendo o teste na upa do bacanga. fui atendido lá com os sintomas do covid-19 fui receitado porém não foi feito o teste. e ainda por cima fui atendido por um medico sem registro (medico estrangeiro provavelmente cubano) e o carimbo e assinatura é de uma medica. fica os dois porém só a medica que assina todas as receitas.

  5. Pingback: MA tem quase 200 mil testes, mas só realizou 19 mil - Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.