No Dia do Agente de Limpeza, prefeitura destaca trabalho em São Luís

Neste momento de pandemia decorrente do novo coronavírus, são os agentes de limpeza urbana parte dos heróis que travam, diariamente, uma batalha contra a Covid-19, trabalhando incansavelmente para o restabelecimento da normalidade, a partir de cada ação de limpeza intensificada em vários espaços públicos. Neste Dia do Agente de Limpeza Urbana, celebrado em 16 de maio, a Prefeitura de São Luís homenageia os profissionais da área, essenciais para a manutenção da conservação e limpeza da capital maranhense para garantir o bem-estar de cada ludovicense. Atualmente, o município dispõe de um efetivo  cerca de mil agentes, divididos entre coletores, varredores e ajudantes.

“Hoje, em especial,  queremos dizer muito obrigado a todos os agentes de limpeza. São eles que, todos os dias, contribuem recolhendo resíduos de porta em porta, realizando a varrição de todos os espaços públicos e fazendo a cidade amanhecer sempre limpa e cada vez melhor”, expressou o prefeito Edivaldo Holanda Junior, que não deixou de observar a essencialidade dos agentes neste momento de combate à pandemia. “Não posso deixar de reconhecer o grande empenho  e contribuição dos nossos agentes de limpeza no enfrentamento à Covid-19″ completou o gestor.

Diariamente, cerca de mil agentes de limpeza da Prefeitura de São Luís distribuem-se entre os bairros da capital para proporcionar mais qualidade de vida à população. Esse batalhão, como destaca a presidente do Comitê Gestor de Limpeza, Carolina Estrela, garante que os resíduos gerados pelos cidadãos da cidade de São Luís tenham o tratamento e a destinação correta, atividade que faz do município um dos mais sustentáveis da região Nordeste, de acordo com o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), em edição de 2019. É também resultado desse trabalho realizado com tanto rigor pelos agentes de limpeza a melhoria da qualidade de vida e saúde da população e preservação do meio ambiente.

Um dos agentes que vem atuando nessa frente de trabalho é José Raimundo Cordeiro, de 30 anos. Diariamente, ele trabalha por oito horas na coleta domiciliar, contribuindo para a conservação de vias residenciais e saúde dos moradores. “Para mim, é um privilégio trabalhar na limpeza da cidade, porque me vejo contribuindo para a saúde dos cidadãos”, destacou. Morador do Parque Timbira, o coletor, que é pai de uma menina de dois anos, também falou sobre o esforço neste momento de pandemia e aproveitou para pedir o apoio da população. “Mesmo com o vírus, eu e meus colegas continuamos trabalhando e com ainda mais garra, mas é sempre bom poder contar com o apoio da população. Para que a gente continue trabalhando, precisamos de saúde que, agora, depende de como cada morador descarta sua máscara de proteção, por isso peço mais valorização”.