Em live, Dino distorce indicação de médicos sobre uso de cloroquina no MA

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), distorceu, em uma live realizada no sábado (16) – com a participação de figuras como Ciro Gomes e Carlos Lupi, dentre outros -, os termos de um ofício recebido por ele do braço maranhense da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão (Sindmed-MA) indicando a adoção de um novo protocolo no tratamento de pacientes de Covid-19, com a administração de um coquetel de hidroxicloroquina e azitromicina logo na chamada 1ª fase da doença (reveja).

No Maranhão, antes da pressão médica, só recebiam o remédio – comumente utilizado contra malária, lúpus e artrite reumatoide -, os pacientes infectados pelo novo coronavírus que estivessem em estado grave.

Na live, contudo, Flávio Dino tentou fazer parecer que os médicos haviam pedido que ele próprio receitasse o medicamento.

“Agora querem que eu baixe um decreto. Eu recebi aqui um ofício de médicos pedindo para eu receitar cloroquina. Eu digo: ‘Minha gente, pelo amor de Nosso Senhor Jesus Cristo, não façam isto. Se vocês não querem receitar, sou eu que vou receitar?’ Mas aconteceu isso, vai para o meu livro de memórias”, disse.

Veja:

Na verdade, a indicação das entidades médicas foi direcionada ao governador como chefe do Executivo, mas está claro que ninguém pediu que ele receitasse qualquer medicamento.

Depois de debochar dos médicos nessa live, o governador maranhense ainda divulgou um artigo para sustentar tese parecida: a de que não prescreve medicamentos. Por isso, chamou os documentos recebidos de “estranhos documentos“.

Um dia depois, no entanto, o próprio Governo do Maranhão começou a divulgar que já começou a utilizar a combinação de hidroxicloroquina e azitromicina em pacientes com sintomas leves da Covid-19. E mais: que isso era feito desde o dia 12 de maio (leia mais).

8 pensou em “Em live, Dino distorce indicação de médicos sobre uso de cloroquina no MA

  1. Mas isso é óbvio meu caro, quem deve receitar remédios em casos graves ou leves é o médico que assiste ao paciente. A única função do Estado, é garantir (ou tentar) que o remédio chegue a esse paciente, se for receitado pelo médico. Até hoje não entendi essa confusão que estão fazendo com esse tema.

    • Sei, só quem não conhece esses diretores!
      Não só esse comunista, comouitos outros contrário ao governo Federal agiram da mesma forma, ou seja, impondo protocolo médico com uso ou não da cloroquina.
      DINÓQUIO sorvetao foi só mais um!

  2. Pior que a pandemia da covid19, é essa pandemia da falta de vergonha desse comunista sem escrúpulos! É querer chamar a população do Maranhão de idiotas.

  3. Meu Deus essa imagem que vejo uma dos 6 maiores fazendeiros de estercos juntos !!!

    Não sei se irei rir ou chorar 🤦🏻👎🏿😂😂

  4. Essa atitude é uma vergonha. Um governo que nunca valorizou os médicos (prova disso é que o secretário de saúde é um advogado), que inclusive ameaçavam greve há alguns meses em virtudes de meses e meses de salário atrasado (e que só não o fizeram pq são uma categoria desunida e desorganizada, sem uma representação eficaz), vem ainda fazer deboche de uma solicitação totalmente plausível dos médicos que visam “salvar vidas”, o que deveria também ser preocupação do estado. Uma lástima isso…

    Obs: não precisa ser muito inteligente pra compreender que os médicos e nem ninguém jamais vai solicitar ao governador que prescreva qualquer medicamento que fosse… afinal, a prescrição é um ato médico.

    Menos política, mais amor ao próximo… Esse é o meu conselho.

Os comentários estão fechados.