Covid-19: após cobranças, governo divulga distribuição de testes no interior

Após diversas cobranças do Blog do Gilberto Léda, de uma representação formulada pelo deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) e de outra do deputado Adriano Sarney (PV), o Governo do Estado começou a divulgar a distribuição de testes para Covid-19 no interior do Maranhão.

O número de testes realizados pelo Estado também aumentou nas últimas semanas, após pressão: foram cerca de 18 mil testes realizados em apenas 13 dias, contados da data em que se iniciaram as cobranças.

No dia 8 de maio, Wellington cobrou informações do governador Flávio Dino sobre o motivo pelo qual não estavam sendo realizados os testes no Maranhão; já no dia 16 de maio, o parlamentar representou o governo.

“Protocolei representação para investigar a incongruência existente entre os dados divulgados pelo Governo do Estado sobre o quantitativo de testes da Covid-19 e as informações do Ministério da Saúde. De um lado, tem-se os dados do Ministério da Saúde que informam o envio de 232.512 testes para o Maranhão. Do outro lado, tem o Governo do Maranhão que, até o dia da nossa representação, no dia 16 de maio, contabilizavam 25. 338 testes no Maranhão. Ocorre que, desse total, 7.242 testes foram realizadas pela rede privada. Tem-se, assim, a incongruência entre o dito pelos canais de informação do Governo do estado e o que consta em canal oficial do Ministério da Saúde. Questionamos, então, o motivo de não se realizar testes, já que havia disponíveis”, disse Wellington.

Um dia antes, no dia 15, o deputado Adriano havia também acionado o MP cobrando a testagem em massa (relembre). “Temos uma rede de saúde disponível e os testes precisam ser realizados nessas unidades, pois não há testagem para as pessoas que estão apresentando sintomas, isso mostra a incapacidade e irresponsabilidade do governo do estado que negligenciou o que iríamos viver. Mais uma vez, apelo para que o governo não mande as pessoas que procuram as UPAs com sintomas graves de volta para casa. Que alugue os hotéis e faça um acompanhamento dessas pessoas”, disse.

O assunto foi tema de questionamento do titular do Blog do Gilberto Léda diretamente ao governador Flávio Dino (PCdoB), na tarde de ontem (21).

Ao responder, o comunista tentou responsabilizar as prefeituras do Maranhão pela baixa testagem para o novo coronavírus (reveja).

8 pensou em “Covid-19: após cobranças, governo divulga distribuição de testes no interior

  1. Transparência – Tabela com a identificação dos municípios que receberam testes e quantos exames foram distribuídos para cada um. População tem direito de saber e fiscalizar.

  2. Esse nobre deputado realmente cumpre com a missão dele. Não perde tempo nas ações contra esse governo desastroso.
    Os demais continuam amordaçados. Pra eles, tudo está dentro da normalidade.
    Infelizmente…

  3. Esqueceu de citar que o deputado Adriano Sarney também cobrou e primeiro que o Wellington do Curso. Tem até representação ao Ministério Público.

  4. pois é ontem vi uma reportagem aonde uma cidade a prefeitura fez um hospital de campanha sem dinheiro federal e estadual e comprou 5 mil teste rápidos. aí veio a minha mente aonde foram parar os teste que vieram do Governo Federal.

  5. Pingback: Após pressão, MA amplia testes e novos casos disparam na Ilha - Gilberto Léda

  6. Pingback: Após pressão, MA amplia testagem e sobe em ranking nacional - Gilberto Léda

  7. Pingback: Covid-19: Wellington quer detalhes da quantidade de testes distribuídos no MA - Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.