Famem repudia ataque de Damares Alves a prefeitos e governadores

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) emitiu ontem (23) nota de repúdio contra os ataques da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, a prefeitos e governadores do Brasil.

As declarações da auxiliar do presidente Jair Bolsonaro foram dadas durante reunião ministerial do dia 22 de abril, e cujo conteúdo foi divulgado na sexta-feira (22), após determinação do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Veja a nota:

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, entidade que congrega os prefeitos de 217 cidades, repudia de forma veemente a fala da ministra Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, na reunião cujos vídeos deixaram a nação atônita diante do nível de despreparo e falta de decoro dos integrantes do governo Bolsonaro.

É indigna a forma como a ministra dos Direitos Humanos se refere aos prefeitos e governadores. Damares tem se notabilizado por uma postura folclórica, complemente avessa à exigência da estatura do cargo para o qual foi convidada. Seu comportamento celerado não condiz com as demandas exigidas pelo povo brasileiro.

Os prefeitos de todo o país têm buscado o isolamento social e recorrido a medidas extremas como o bloqueio total, amparados no entendimento legal e plenamente harmonizados com os direitos humanos. Como entidade representativa, nosso posicionamento em favor dos prefeitos é uma missão inarredável. Isso está fora do âmbito de compreensão da ministra para quem a função se reduz meramente a compactuar com pensamentos retrógrados, contrários à própria vida, dádiva inalienável e bem mais caro.

É incontestável a eficácia do isolamento social, corroborado pela comunidade científica do mundo inteiro. Aos prefeitos foi conferido pela mais alta corte da justiça o direito de conduzir a batalha em prol da saúde da população da sua cidade, procedimento inerente e exorbitado no exercício do mandato dos gestores. Damares desconhece a hercúlea luta dos prefeitos para fazer frente ao volume de atendimento em tempos normais. Em plena pandemia, a realidade de contar com a menor per capita para a saúde, emerge como uma chaga desafiadora.

Ao pugnar pela punição aos gestores que tomam medidas com vistas a zelar pela saúde de seus munícipes, a ministra exibe sua mediocridade e se iguala à peste que ameaça nosso povo, mergulhado na angústia da luta contra o desconhecido.

Erlanio Xavier

Presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão e prefeito de Igarapé Grande

13 pensou em “Famem repudia ataque de Damares Alves a prefeitos e governadores

  1. Repudiar Prefeitos corruptos a FAMEM não fala nada acobertar os corruptos ela sim apoia brincadeira vcs vão vê a quantidade de roubalheira que tá acontecendo no Brasil todo.

  2. Essa ministra , como todo governo desse idiota irresponsável, não merece sequer uma linha de repúdio às sandices por ela vomitada . Perda de tempo!

    • Pelo visto tu deve mamar vem alguma folha por aí … O presidente BOLSONARO e a ministra têm razão…esse país tá cheio de pilantras iguais a ti.

    • Relaxa seu petralha apaixonado por bandidos.
      Quer defender quem, esses políticos a quem ela se referiu?! toma vergonha nessa tua cara!

  3. Apoiada ministra Damares …o povo de bem deste país está com a Sra e o presidente BOLSONARO.

  4. Ela ta certinha, SÓ ladrões. Investiga q vcs vão ficar arrorizados de tanta roubalheira. Por isso somos os piores em todos indicadores. A famem sobrevive de verbas da prefeitura. É não serve nem pra fiscalizar essas prefeituras. Parece até q é coniventes.

  5. FAMEM deveria se preocupar era com os prefeitos pegando dinheiro federal e colocando nos seus bolsos para campanha deste ano! VERGONHA FAMEM .

  6. 𝔽𝔸𝕄𝔼𝕄 Repudia porque? Todos sabemos o que prefeitos e governadores, 𝕊𝔼𝕄 𝔼𝕏ℂ𝔼ℂ̧𝔸̃𝕆, fazem com o dinheiro público. ROUBAM SEM DÓ NEM PIEDADE!

  7. Meus sínceros aplausos e Parabéns a Ministra Damares Alves pelas belas palavras, palavras estas que representa uma boa parte(senão a maioria) dos brasileiros.
    Quem é Erlânio Xavier no rol dos bichos? De onde esse cara veio? Ah, é o presidente da FAMEM. E daí? Ah, é “amiguinho” e aliado do tal de Weverton Rocha. Só ai, já não precisamos dizer muita coisa.
    Tem gestores que estão, de fato lutando para que esse vírus não continue a disseminar por ai. Mas também, se o tal Erlânio for inteligente(que já vi que não é) a Ministra se referiu aos milhões e milhões de reais que o Governo Federal enviou para o Maranhão contra o combate ao covid-19 e, que todos estamos vendo que não há uma espécie de prestação de contas de como esse dinheiro está sendo empregado, quanto sobrou ou faltou, etc. Só sabem pedir milhões e milhões, mas será que estão utilizando para o covid-19 ou pegando uma parte e “guardando” nos seus bolsos?
    Alô Controladoria-Geral da União -CGU, fique esperta e atenta para isso!

  8. a conduta da ministra só revela a gestão incompetente, inoperante e raivosa a que o Brasil está submetido. Nada pelo povo, só brigas internas e culpando os “inimigos”

Os comentários estão fechados.