Para Braide, Covid-19 expôs deficiência do sistema de saúde do MA

(Foto: Zeca Soares/Mirante AM)

O deputado federal Eduardo Braide (Podemos) afirmou hoje (25), durante entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM, que tem acompanhado com preocupação o avanço do novo coronavírus pelo interior do Maranhão.

Para ele, a crise sanitária decorrente da pandemia tem exposto a deficiência do sistema de saúde estadual.

‘Ë com grande preocupação que a gente ver o avanço do coronavírus em relação aos municípios do interior do estado, que nós sabemos que lá a estrutura de saúde é mais deficiente que aqui na capital. Essa situação do coronavírus está servindo para mostrar de forma muito clara o quanto a nossa estrutura de saúde vinha sendo tratada com descaso nos últimos anos. São diversas situações em regiões importantes em nosso estado que não dispunha de centros com leito de tratamento intensivo, de UTIs, de um atendimento melhor na área de Saúde e isso agora está sendo colocado às claras para a população da pior maneira possível que é com a dificuldade de se conseguir um atendimento”, declarou.

O parlamentar também criticou a diferença entre os dados divulgados pelos municípios e pelo Governo do Estado em relação à detecção de novos casos. Desde o início do mês há relatos de prefeituras que contabilizam registros da Covid-19, mas demoram a aparecer nos boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) – segundo o governador Flávio Dino (PCdoB), trata-se de um problema das gestões municipais, que o Estado tem tentado corrigir (relembre).

“Eu vejo com muita preocupação esses números que nós temos acompanhado diariamente aqui pelos boletins epidemiológicos. A primeira coisa que nos preocupa é a diferença entre os dados divulgados pelas prefeituras municipais e o do boletim epidemiológico divulgado pelo Governo do Estado. Eu mesmo conheço diversos municípios que têm número de infectados bem acima daqueles que estão saindo nos boletins e eu espero que nos próximos dias possa haver uma comunicação melhor entre governo do Estado e municípios em relação a essa situação”, disse.

Testes

Braide também mencionou a baixa testagem que tem sido realizada no Maranhão, embora grande quantidade de testes tenham sido enviados pelo governo federal, segundo dados do portal do Ministério da Saúde.

“Outra coisa que me preocupa é em relação aos testes. A gente sabe que o teste funciona não só para orientar o diagnóstico e o tratamento daquele que foi infectado ou para descartar aqueles casos que felizmente não vem a ser constatados como positivo, mas do que isso servem para fazer o isolamento mais cedo dos infectados. Você sabe que uma pessoa que está infectada com o coronavírus e às vezes está no início ou às vezes nem tem sintoma ela acaba repassando para muito mais pessoas e isso vai fazendo com que a doença se alastre e ontem, no boletim de ontem divulgado pelo governo do estado, nós temos 30 mil 442 testes feitos pela Rede Pública, ou seja, em todo o estado do Maranhão pela Rede Pública só foram realizados até ontem, segundo a divulgação oficial 30 mil 442 testes, sendo que, nós temos encaminhados pelo Ministério da Saúde ao Maranhão 232 mil 512 testes. então a pergunta que se faz é: o que está acontecendo com essa questão dos testes no estado do Maranhão? Porque que não faz uma melhor distribuição aos municípios, principalmente neste momento agora que a gente vê o avanço da doença no interior do estado do Maranhão?”, questionou.

12 pensou em “Para Braide, Covid-19 expôs deficiência do sistema de saúde do MA

  1. ” O nobre deputado descobriu a pólvora”. Há deficiência em toda américa latina, uns mais, outros menos”. Vida que segue…mas, confesso que o comunista demorou agir na Capital e negligenciou o interior! isso é fato.

  2. Braide está sumido. Desapareceu nesta pandemia e agora reaparece com essa conversa para boi dormir. Nas eleições você será cobrado pela sua ausência e omissões durante essa pandemia. Decepcionado.

  3. Nessa situação de pandemia, pelo menos um fato que a muito tempo já sabíamos, restou comprovado.

    O sistema de saúde pública do estado do Piauí está a anos luz a frente do serviço de saúde prestado pelo estado do Maranhão.

    Prova disso são os casos de pessoas contaminadas e os óbitos decorrentes do COVID19, a desproporção dos números entre as duas unidades da federação é abissal.

  4. Mistério grande descoberta sr.braide belo estudo sem sentindo sabemos que o nosso país á saúde estava debilitada foi somente para a uti ou vc não acompanha o quanto não tem investimento a nível nacional nao e só o maranhao grandes países de primeiro mundo não estavam preparados imagine o nosso Brasil o desculpa mais se o deputado precisar vai para o sírio libanês pago por nós essa é a realidade sr. Braide vcs se fazem de vitimas

  5. Ele nunca sumiu. Será a redenção de São Luís. Será eleito em primeiro turno. Quando Flávio Corona entrou no governo mandou desativar trezentos leitos na rede hospitalar do Maranhão. Isso foi dito por um médico de dentro da secretaria de saúde do Estado. Não sei como ainda tem gente que defende esse cara.

  6. Esse desgoverno acabou com uma rede de saude que estava caminhando muito bem. com eficiencia e qualidade. Mas não soube administrar o q encontrou muito. menos soube manter-lá. . Vergonha e decepção.

  7. Essa pandemia demonstrou a fragilidade dos dois principais sistemas do País, Saúde e Educação. Sistema de Saúde sempre foi abandonado, deixado de lado por todas as administrações, uma bomba relógio que um dia iria estourar e infelizmente foi em um período catastrófico. A Educação sempre falha deficiente, mal empregada, principalmente aos mais pobres, reflete na consciência da população em compreender e manter o distanciamento social, as normas sanitárias, para que possamos diminuir o contágio da epidemia. Enfim se todos os gestores que sentaram nas cadeiras dos governos Federal, Estadual e Municipal fizessem o mínimo necessário na saúde e educação, poderiam ter sido evitadas muitas mortes em todo Brasil. Infelizmente só temos a lamentar e tentar aprender com nossos erros.

  8. É…tão sumido que a poucos dias conseguiu mais recursos pro Aldenora Belo…aliás, é o único que faz isso…o resto, é só Mídia…pensando em reeleição…bando de despeitados, procurem ajudar, em lugar de criticar!!!!É BRAIDE E PRONTO!!!!

Os comentários estão fechados.